Afiando Facas

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Afiando Facas

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Ter Mar 24, 2015 1:42 pm

Pessoal, boa tarde!


Apanhei demais no quesito como afiar minhas facas.
Tenho 1 canivete e 2 facas fixas.

O canivete em 154CM e a faca fixa em 14C28N nunca consegui fazê-los voltar a ter fio de navalha, como vieram de fábrica (14C28N me parece que dura menos o fio mas consegue um fio de navalha frente ao 154CM).
A outra fixa é em CPM S90V e essa, meus amigos, nunca precisei afiar. Caraca, é um mundo de diferença frente aos outros o que trás esse super aço! Mas um dia irei precisar e por isso estou tentando o plano B quanto a afiação.

Comprei e chegou hoje um SpyderCo Tri-Angle Sharpmaker.
Basicamente são 4 pedras em duas diferentes granaturas, uma base para colocar as pedras na angulação correta e um manual de instruções.

Alguém já usou? É fácil? Funciona???

Aguardo comentários!

Abs
Avatar do usuário
Guilherme Ferrari
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1227
Registrado em: Dom Out 03, 2010 1:10 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Ferrari » Qua Mar 25, 2015 8:24 pm

Tá bem servido Gabriel!!!!
Esse sharp maker é muitooo bom... se quiser um corte de "fazer a barba" compre a pedra ultra fine... minhas facas e canivetes só uso esse kit!!
estar no mato é mais que uma lazer, é um estado de espirito!!
Namíbia 2014...
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”