[Consideraçãos] Hobie Kayak Paddle Quest 11.
Enviado: Ter Ago 19, 2014 1:44 pm
Oi Galera. Coloco aqui as considerações e por menores sobre este caiaque na tentativa de esclarecer as duvidas dos amigos a cerca deste modelo.
PONTOS POSITIVOS:
Pegada: Fácil de ser executada por uma pessoa. Duas Alças de Pega laterais rígidas com conformação de punho e concavidade de pega que permite melhor apoio sem riscos de machucar os dedos. Detalhe: São a segunda base de apoio do remo.
Apoio de Remo: É Bidestro. Apoiar e prender o remo, basta escolher qual o lado. A fixação é feita por um elástico muito duro em um botão logo acima dos depósitos laterais. Sofrível se o remo for o de tubo convencional de 1 1/2 pol.
Itens de Série:
- Remo Excelente com pingadeiras. De pás assimétricas recurvas e haste bipartida e CARBONO com regulagem de empunhadura esquerda e direita. bitola do tubo de 1 3/8 pol.
- Tampões de dreno: Vem em 4 com cordinha. Deveria ser item em todos os caiaques SOT.
- Pote com divisórias: Para uso na escotilha central. Bom para acondicionar pequenas coisas como iscas, um celular e chaves.
- Garrafinha: Com 1 L.
- Encosto Assento estofado: De média rigidez e estofamento, mas com excelente acabamento incluindo travas de gatilho.
- Apoio de pés: Articulados para maior conforto e controle do sistema de Leme (se instalado).
- Escotilha de 8 polegadas: 2, uma no centro do Cockpit e outra na Popa, permite livre acesso interno e acomodação dos potes porta trecos. Com tampa dobradiça e dispositivo de trava fácil, impossibilita perda da tampa e total vedação. O Caiaque ainda dispõe de espaço para uma terceira.
- Protetor de Quilha: Confere mais resistência ao local mais sujeito a arrastos e desgastes, a quilha de popa.
- Tela de contenção dos compartimentos laterais: Virar o caiaque não é mais um problema. Detalhe para o escoamento de água para dentro em direção aos drenos.
Conforto: Conformação arrendondada e profunda do Cockpit permitindo uma boa acomodação de caiaqueiros medianos como Eu e transmitindo bastante confiabilidade ao remador.
Espaço interno: Muito bom. Apesar de ter praticamente as mesmas especificações e conformações do Barracuda/Lontras, seu Cockpit é mais curto porem mais largo internamente e os espaços criados internamente comportam quase tudo que desejemos levar nas Pescarias com caiaque. Ele parece um carro compacto moderno que confere espaço e comodidade e onde tudo se complementa.
Distanciamentos: Sentado no caiaque, tive acessibilidade em boa parte dos sistemas e itens instalados no caiaque. Fico devendo o acesso ao compartimento de Proa.
Sustentabilidade: Tenho 85 Kg e ele nem considera meu peso. O caiaque ficou muito acima da linha de junção da forma e com apenas 13 cm de calado n'água contra seus 35 cm de altura borda.
Performance: Excelente. Velocidade de remada superior aos caiaques de Pesca nacionais e mesmo sem uma quilha aparente, apresenta pouco rebolado na remada. Este detalhe de casco lhe confere agilidade e ótima manobrabilidade como também excelente estabilidade. Como nos vídeos vistos por mim, fique sentado de lado na parte interna dele, com as pernas todas para fora e não virou.
Navegabilidade: Excelente. Corta muito bem a água, consequentemente devido a conformação de proa e a excelente polidez do casco, fator que ajudou muito o desempenho de remada contra o vento e certamente contra correnteza.
Acabamento: muito bom salvo pequenos detalhes. Pintura textura muito lisa, polida no casco, laterais, popa, proa e antiderrapante interna no cockpit, bagageiro e bordas.
Compartimento de Proa: Amplo, permitindo acesso a toda parte interna de proa e a boa parte do caiaque para acomodação de equipamentos de pesca e camping. Excelente opção de carga para incursões. Elástico potente, a tampa não abre por nada. Sistema simples de dobradiça em fita de nylon. Sem mistério.
" />
Vedação: Excelente. Somente a dobradiça da tampa do compartimento de proa é utilizado rebite. todos os outros acessórios são instalados com parafusos inox não necessitando seu selamento. Com exceção dos parafusos das canaletas dos pedais de apoio e das telas de contenção dos compartimentos laterais, os demais acessórios aparafusados são selados com o próprio polietileno em sua conformação. NÃO ENTRA ÁGUA.
Porta Varas traseiros: Na conformação do caiaque e com tampa de borracha para evitar entrada de água quando não utilizado.
Reforço dos tubos de dreno do bagageiro: Para instalação do Carrinho para transporte.
Alças de pega: Anatômicas em borracha fixadas as alças ômega em inox. Conjunto aparafusado conferindo maior resistência.
Drenos de assento e escoamento: Rosqueáveis. Permitem total vedação.
Sua estrutura é de espessura e acabamento muito parecido com a dos caiaques da Brudden Náutica porem de um polímero mais resistente, duro.
PONTOS NEGATIVOS:
Um caiaque como este que já vem com pré disposição para instalação de leme e estabilização, não ter em sua configuração a adaptação para a vela Hobie é no mínimo um descuido.
Como também o fato deste modelo não possuir a adaptação para instalação do transducer no casco. Uma pena.
Suas bordas são excessivamente estreitas dificultando a instalação de acessórios como porta varas, sonares e câmeras, salvo neste modelo a possibilidade de se-lo feito no console central.
Em alguns pontos foi observado um desnível de molde. Nada que comprometa a estética e desempenho.
Próximo a escotilha central, o assoalho sede com o peso. Um possível preenchimento com um tutor de espuma para suporte deve ajudar sobretudo aos que queiram ficar de pé.
Solicitei uma Bacia removível para o compartimento de proa. Apesar dela ser para o modelo específico, ela não casou perfeitamente na conformação da bacia permitindo espaços com aberturas, mas não comprometendo sua sustentação.
Em minhas considerações, se fosse pontua-lo de 1 à 10, eu daria 9,5 pontos.
Espero ter ajudado os amigos em algumas dúvidas e esclarecimentos.
Mais a frente postarei as considerações com motorização lateral e pré disposição em pé para pesca. ;)
PONTOS POSITIVOS:
Pegada: Fácil de ser executada por uma pessoa. Duas Alças de Pega laterais rígidas com conformação de punho e concavidade de pega que permite melhor apoio sem riscos de machucar os dedos. Detalhe: São a segunda base de apoio do remo.
Apoio de Remo: É Bidestro. Apoiar e prender o remo, basta escolher qual o lado. A fixação é feita por um elástico muito duro em um botão logo acima dos depósitos laterais. Sofrível se o remo for o de tubo convencional de 1 1/2 pol.
Itens de Série:
- Remo Excelente com pingadeiras. De pás assimétricas recurvas e haste bipartida e CARBONO com regulagem de empunhadura esquerda e direita. bitola do tubo de 1 3/8 pol.
- Tampões de dreno: Vem em 4 com cordinha. Deveria ser item em todos os caiaques SOT.
- Pote com divisórias: Para uso na escotilha central. Bom para acondicionar pequenas coisas como iscas, um celular e chaves.
- Garrafinha: Com 1 L.
- Encosto Assento estofado: De média rigidez e estofamento, mas com excelente acabamento incluindo travas de gatilho.
- Apoio de pés: Articulados para maior conforto e controle do sistema de Leme (se instalado).
- Escotilha de 8 polegadas: 2, uma no centro do Cockpit e outra na Popa, permite livre acesso interno e acomodação dos potes porta trecos. Com tampa dobradiça e dispositivo de trava fácil, impossibilita perda da tampa e total vedação. O Caiaque ainda dispõe de espaço para uma terceira.
- Protetor de Quilha: Confere mais resistência ao local mais sujeito a arrastos e desgastes, a quilha de popa.
- Tela de contenção dos compartimentos laterais: Virar o caiaque não é mais um problema. Detalhe para o escoamento de água para dentro em direção aos drenos.
Conforto: Conformação arrendondada e profunda do Cockpit permitindo uma boa acomodação de caiaqueiros medianos como Eu e transmitindo bastante confiabilidade ao remador.
Espaço interno: Muito bom. Apesar de ter praticamente as mesmas especificações e conformações do Barracuda/Lontras, seu Cockpit é mais curto porem mais largo internamente e os espaços criados internamente comportam quase tudo que desejemos levar nas Pescarias com caiaque. Ele parece um carro compacto moderno que confere espaço e comodidade e onde tudo se complementa.
Distanciamentos: Sentado no caiaque, tive acessibilidade em boa parte dos sistemas e itens instalados no caiaque. Fico devendo o acesso ao compartimento de Proa.
Sustentabilidade: Tenho 85 Kg e ele nem considera meu peso. O caiaque ficou muito acima da linha de junção da forma e com apenas 13 cm de calado n'água contra seus 35 cm de altura borda.
Performance: Excelente. Velocidade de remada superior aos caiaques de Pesca nacionais e mesmo sem uma quilha aparente, apresenta pouco rebolado na remada. Este detalhe de casco lhe confere agilidade e ótima manobrabilidade como também excelente estabilidade. Como nos vídeos vistos por mim, fique sentado de lado na parte interna dele, com as pernas todas para fora e não virou.
Navegabilidade: Excelente. Corta muito bem a água, consequentemente devido a conformação de proa e a excelente polidez do casco, fator que ajudou muito o desempenho de remada contra o vento e certamente contra correnteza.
Acabamento: muito bom salvo pequenos detalhes. Pintura textura muito lisa, polida no casco, laterais, popa, proa e antiderrapante interna no cockpit, bagageiro e bordas.
Compartimento de Proa: Amplo, permitindo acesso a toda parte interna de proa e a boa parte do caiaque para acomodação de equipamentos de pesca e camping. Excelente opção de carga para incursões. Elástico potente, a tampa não abre por nada. Sistema simples de dobradiça em fita de nylon. Sem mistério.
" />
Vedação: Excelente. Somente a dobradiça da tampa do compartimento de proa é utilizado rebite. todos os outros acessórios são instalados com parafusos inox não necessitando seu selamento. Com exceção dos parafusos das canaletas dos pedais de apoio e das telas de contenção dos compartimentos laterais, os demais acessórios aparafusados são selados com o próprio polietileno em sua conformação. NÃO ENTRA ÁGUA.
Porta Varas traseiros: Na conformação do caiaque e com tampa de borracha para evitar entrada de água quando não utilizado.
Reforço dos tubos de dreno do bagageiro: Para instalação do Carrinho para transporte.
Alças de pega: Anatômicas em borracha fixadas as alças ômega em inox. Conjunto aparafusado conferindo maior resistência.
Drenos de assento e escoamento: Rosqueáveis. Permitem total vedação.
Sua estrutura é de espessura e acabamento muito parecido com a dos caiaques da Brudden Náutica porem de um polímero mais resistente, duro.
PONTOS NEGATIVOS:
Um caiaque como este que já vem com pré disposição para instalação de leme e estabilização, não ter em sua configuração a adaptação para a vela Hobie é no mínimo um descuido.
Como também o fato deste modelo não possuir a adaptação para instalação do transducer no casco. Uma pena.
Suas bordas são excessivamente estreitas dificultando a instalação de acessórios como porta varas, sonares e câmeras, salvo neste modelo a possibilidade de se-lo feito no console central.
Em alguns pontos foi observado um desnível de molde. Nada que comprometa a estética e desempenho.
Próximo a escotilha central, o assoalho sede com o peso. Um possível preenchimento com um tutor de espuma para suporte deve ajudar sobretudo aos que queiram ficar de pé.
Solicitei uma Bacia removível para o compartimento de proa. Apesar dela ser para o modelo específico, ela não casou perfeitamente na conformação da bacia permitindo espaços com aberturas, mas não comprometendo sua sustentação.
Em minhas considerações, se fosse pontua-lo de 1 à 10, eu daria 9,5 pontos.
Espero ter ajudado os amigos em algumas dúvidas e esclarecimentos.
Mais a frente postarei as considerações com motorização lateral e pré disposição em pé para pesca. ;)