Como transportar (dentro da lei) um caiaque!!

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Thiago Binotto
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Como transportar (dentro da lei) um caiaque!!

Mensagem por Thiago Binotto » Ter Out 21, 2014 9:40 am

Estes dias um amigo me questionou e acabei achando este artigo.

Achei interessante e resolvi compartilhar!

Obs.: Procurei algo no fórum sobre este artigo e não encontrei, então segue:

Fonte: http://www.webventure.com.br/h/noticias ... rro-/30472

Créditos: Christian Fuchs

"Fiz um resumo das resoluções do Contran (ligado ao Departamento Nacional de Trânsito) sobre transporte de cargas (o que inclui os caiaques) no bagageiro de um carro de passeio.

1. O caiaque não pode ultrapassar o para-choque dianteiro. Se for exceder até 1 metro, é necessário pedir uma Autorização Especial de Transito (AET). Leia mais abaixo como pedir este documento.
2. A carga não pode ultrapassar a largura do carro. Também pedir a AET para casos especiais, que excedam até 2,6 metros.
3. Não ultrapassar 50 centímetros acima do teto do carro. AET vale para até 4,4 metros de altura desde o chão.
4. Caso o barco ultrapasse o para-choque traseiro, instale uma sinalização noturna que demarque esse excesso: fixe uma luz vermelha (pode ser o estrobo de bicicleta) e um refletivo também vermelho.
5. Por último, o caiaque não pode ultrapassar para trás 60% da distância entre os eixos, a partir do eixo traseiro (até esta medida, não precisa de AET). A figura ao lado ilustra essa regra e os exemplos ajudam a fazer este cálculo:

EXEMPLO 1
No caso de um Volkswagen Gol, o comprimento do automóvel é 3,93 metros (de acordo com o manual do carro), a distância entre os eixos tem 2,47 metros e a distância do eixo traseiro até o para-choque soma 60 centímetros. Assim, o comprimento (3,93) somado aos 60% do entre eixo (1,48) e subtraído da distância do eixo ao para-choque (0,60) dá o valor de 4,78 metros. Ou seja: um Gol pode transportar um caiaque de 4,78 metros sem AET (suficiente para qualquer caiaque sit-on-top de plástico ou um Eclipse Inuit de 4,35 metros, por exemplo). Com a AET, podemos somar mais 1 metro (de frente), o que eleva o comprimento do caiaque para 5,78 metros (um modelo oceânico maior, tipo o Eclipse Artic, com 5,18 metros ou o Orca duplo, de 5,40 metros).

EXEMPLO 2
Já um Mitsubishi Pajero Sport, com 4,72 metros de comprimento, 2,72 de entre eixos e 95 centímetros de eixo até o para-choque traseiro, poderia transportar sem AET um caiaque de 5,40 metros (Orca duplo) ou um de 6,40 com AET. Para embarcações que excedem a medida máxima com a AET (caiaques oceânicos duplos), é possível transportá-los apenas com um reboque.

Como pedir a AET
Nosso amigo remador Rodrigo Magalhães, do Clube Carioca de Canoagem e autor do blog Trilhas do Mar, pesquisou o assunto e recebeu o seguinte esclarecimento de Larissa Correa, do setor de AET do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT):
1 – Entrar em: www.dnit.gov.br.
2 – Escolher no menu à esquerda as opções: “Rodoviário”, “Operações Rodoviárias” e “Autoriz. Espec. de Trânsito-AET”.
3 - Clicar em: “TRANSPORTADORES E ENGENHEIROS - Clique aqui para emitir/autorizar sua Autorização Especial de Trânsito - AET”.
4 – Caso você não seja cadastrado, clique em “Clique aqui caso você não esteja cadastrado na CGPERT/DIT/DNIT”. Após o cadastro, o sistema enviará para o seu e-mail uma mensagem de confirmação. Entre nele para ativar o cadastro, clicando na mensagem.
5 - Se já for cadastrado (ou depois de fazê-lo), faça o login, informando código de acesso, senha e código de segurança que aparece na tela.
6 – Depois, clique em “Resolução nº 349 CONTRAN” e siga as instruções de preenchimento. O formulário é simples e autoexplicativo.
6.1 – Selecione o tipo de carga (clique em “Caiaque”).
6.2 – Informe as medidas transversais do barco (largura).
6.3 – Informe as medidas longitudinais (comprimento).
6.4 – Informe a altura.
6.5 – Informe o percurso da viagem (origem e destino).
6.6 – Informe os dados do seu carro.
6.7 – Clique em “Enviar”.
7 – O sistema vai gerar o número da AET e um boleto de R$ 16,54 a ser pago no Banco do Brasil.
8 – Depois de feito o pagamento, espero um dia para ele ser identificado pelo sistema. Em seguida, faço novamente o login, informe o número da AET e clique em “Emitir Autorização Especial de Trânsito / Autorização Específica”.

A AET tem validade de um ano. Mantenha-a sempre junta aos documentos do carro. Quanto aos vários destinos de viagens, a Larissa recomenda pedir uma AET que abranja vários destinos (cidades) em uma só. Por exemplo, se eu moro na cidade de São Paulo, coloco a cidade do Rio de Janeiro como destino e posso usá-la em qualquer remada entre os municípios de São Paulo e Rio. Para remadas em outros estados, tem de pedir outra AET."

Espero que seja útil!

Forte abraço,

Binotto
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Edgar Oshiro
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Mensagem por Edgar Oshiro » Qua Out 22, 2014 9:41 pm

Legal Thiago. Não sabia dessas dicas e com certeza serão úteis no transporte da nave.
Obrigado
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José Hypólito
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Mensagem por José Hypólito » Sex Out 31, 2014 8:56 am

tenho um gol com rack... to pretendendo transportar uma semi chata 4,5m... me falaram que não é permitido... alguem poderia me dizer se pode ou não?
Obrigado!
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Bruno Thormann
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Mensagem por Bruno Thormann » Ter Nov 04, 2014 2:15 pm

Sobre o uso de rack. Existe muita diferença no transporte utilizando aqueles especiais para caiaque ou posso levar diretamente no rack normal do carro???
abraço e boas pescarias
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Thiago Binotto
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Mensagem por Thiago Binotto » Ter Nov 04, 2014 2:32 pm

José Hypólito escreveu:tenho um gol com rack... to pretendendo transportar uma semi chata 4,5m... me falaram que não é permitido... alguem poderia me dizer se pode ou não?
Obrigado!
José,
Um pouco atrasado....

Veja o Exmplo 1 do artigo postado acima. Se a chata medir exatamente 4,5m é possível transportá-la no rack do seu carro sim, mas atente a altura máximo permitida acima do teto do carro que é de 50cm. outra fonte é a resolução 571 do CONTRAN.

Espero ter ajudado,
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Thiago Binotto
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Mensagem por Thiago Binotto » Ter Nov 04, 2014 2:46 pm

Bruno Thormann escreveu:Sobre o uso de rack. Existe muita diferença no transporte utilizando aqueles especiais para caiaque ou posso levar diretamente no rack normal do carro???
Bruno,

Como estou em uma luta financeira constante na compra do meu caiaque, ando pesquiando sobre tudo relacionado. Referente a isso, qual rack usar, já me falaram de tudo e tenho a seguinte opnião:

- O rack original do carro (Fabricado para ele) é a melhor opção. Lhe trará mais confiança e segurança, principalmente se você percorrer longas distância. Usando um bom material para amarrá-lo não vai precisar ficar checando. Observe quanto à altura máxima que deve ser de no máximo 50 cm do teto do carro, se transportar o caiaque na forma que ele se apresenta para remar, não terá problema, se transportar ele de lado, estará fora do que a legislação recomenda.

- Outros racks são uma opção para curtas distâncias. Alguns a fixação exige que você passe a fita ou corda por dentro do carro, frustando sua utilização em dias de chuva.... Gosto muito do sistema do Summer Rack (Ventosas), mas por segurança, recomendaram vistoriar a cada 100km.

Sendo assim, para não me preocupar com nada, minha opção ainda está no rack original do carro, desde que claro, consiga amarrar o caiaque!

Forte abraço,
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Bruno Thormann
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Mensagem por Bruno Thormann » Ter Nov 04, 2014 7:53 pm

Pois é Thiago, esta é justamente a minha dúvida.

Os racks especiais para caiaque transportam ele de lado, acredito que para diminuir o efeito do ar que força o mesmo quando paralelo ao teto do carro (como prancha de surfe).

Minha opinião ainda é que o mesmo deva ser carregado o mais próximo do veículo, junto ao teto, bem amarrado e preso na frente e traseira do veículo.
abraço e boas pescarias
Responder

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