Manuseio do bass.

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Manuseio do bass.

Mensagem por Fabio Santos » Sex Out 27, 2006 12:22 pm

Fala Galera!

Li um tópico sobre a importância de manusear o robalo e fui atrás para ver se o bass também sofre com algumas formas de manuseá-lo e achei alguma coisa...

Segurar sempre o peixe na vertical evitando dobrar-lhe a mandíbula inferior que pode mesmo chegar a ceder sobre o seu próprio peso. Nunca suspender um bass na horizontal, segurando-lhe pela mandíbula inferior com uma só mão.


ImagemImagem

Para fotografar um exemplar de maior porte na horizontal, molhe as mãos e pegue na mandíbula inferior com o apoio do corpo na região do pedúnculo caudal.
Imagem

Pese e fotografe o peixe, o mais rápido possível.
A pesagem deve ser efetuada com algumas precauções. A queda no solo de um exemplar pode provocar-lhe lesões graves nos orgãos internos.

A captura dos basses abaixo dos 10 metros de profundidade é desaconselhada. Nem sempre é possível convencer os peixes a "colaborar" e a subir lentamente quando capturados, O resultado é geralmente uma descompressão rápida do gás contido na bexiga gasosa que em casos extremos, pode mesmo comprimir ao extremo os orgãos da cavidade abdominal provocando a sua saída pela boca. Simultaneamente, os vasos sanguíneos são comprimidos pela expansão da bexiga o que resulta na morte do animal se for mantido à pressão atmosférica da superfície.
Ocasionalmente as cavidades oculares também sofrem descompressão provocando exoftalmia (ver fotografias abaixo).

Imagem
Imagem

Se um exemplar for solto imediatamente após a captura, pode regressar para a profundidade onde se encontrava e o gás na bexiga gasosa será comprimido. Quando é necessário manter o peixe no viveiro (numa situação de competição, por exemplo), observamos que o bass fica de ventre para cima. Se a flutuabilidade for muito pronunciada, o peixe pode ficar bastante desorientado e com dificuldades respiratórias devido à dificuldade de circulação sanguínea. Nesta situação pode proceder-se à perfuração da bexiga gasosa com o auxílio de uma agulha hipodérmica:

1- Definir uma linha entre o centro da barbatana dorsal e o início da barbatana anal
2- Escolher nessa linha, uma zona abaixo da linha lateral (ou seja, abaixo da linha média do peixe)

Imagem
Imagem

3- Levantar uma escama, nessa zona, com o auxílio da agulha e perfurar com um ângulo de cerca de 45º (evite a zona das vértebras e a zona ventral - ver imagem acima)
4- Com a agulha introduzida, comprimir ligeiramente a zona ventral. O gás sai pela agulha e o inchaço ventral diminui.

Imagem
Imagem

Com experiência, é possível efectuar o procedimento com o peixe mergulhado, evitando a remoção do muco, e permitindo controlar visualmente a saída do gás através da formação de bolhas)

Um bass esgotado, com a bexiga gasosa muito inchada, flutua à superfície, onde a sua sobrevivência é muito difícil (devido ao sol e às aves aquáticas) e à dificuldade respiratória, pelo que nessa situação se recomenda o procedimento descrito anteriormente. Relembra-se que o ideal é soltar o exemplar imediatamente após a captura pois, neste caso, a recompressão acontece naturalmente.

Em situações de pesca lúdica é sempre preferível evitar capturar bass a profundidades superiores aos 10 metros para evitar este tipo de procedimento, sempre invasivo, e que pode eventualmente provocar problemas ao bass.

Matéria do site
http://www.bass-brothers-team.com
Escrito po Jaime Sacadura

Um abraço!
Editado pela última vez por Fabio Santos em Ter Nov 14, 2006 11:04 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Out 27, 2006 2:57 pm

Legal, Fabio... muito legal...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Egberto Pereira Jr
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3260
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 7:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Egberto Pereira Jr » Sex Out 27, 2006 3:04 pm

Boa mesmo.
Imagem

Egberto Pereira Jr .'.
"A felicidade não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar." ( Margareth Lee Rimbeuk)
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Sex Out 27, 2006 3:09 pm

Gostei tb !! Poderíamos achar dos principais peixes pescados pelo povo do caterva !! é sempre bom saber como manuzear sem que o peixe venha a sofrer algum tipo de lesão ou coisa do gênero !!
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Re: Manuseamento do bass.

Mensagem por Caue Costa Hueso » Sex Out 27, 2006 3:40 pm

muito legal mesmo!!!!
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Out 30, 2006 8:44 pm

Já vi muitos americanos que utilizam uma técnica interessante, eles levam um isopor, onde enchem de agua da represa, e adicionam um liquido, especial para descontaminar o peixe antes de sua soltura, uma espécie de fluor dental, que serviria para protegê-lo no seu retorno.

Muito legal o texto.

Parabéns!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Nov 08, 2006 5:04 pm

Bacana, sempre é bom saber dessas coisas!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Re: Manuseio do bass.

Mensagem por Rycardo Carvalho » Sex Nov 10, 2006 11:55 am

fabio santos escreveu:A captura dos basses abaixo dos 10 metros de profundidade é desaconselhada. Nem sempre é possível convencer os peixes a "colaborar" e a subir lentamente quando capturados, O resultado é geralmente uma descompressão rápida do gás contido na bexiga gasosa que em casos extremos, pode mesmo comprimir ao extremo os orgãos da cavidade abdominal provocando a sua saída pela boca. Simultaneamente, os vasos sanguíneos são comprimidos pela expansão da bexiga o que resulta na morte do animal se for mantido à pressão atmosférica da superfície.
Ocasionalmente as cavidades oculares também sofrem descompressão provocando exoftalmia...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Nov 10, 2006 1:33 pm

Robinho... esse bass foi pego na linha floating, acredito que no máximo a 2/3 metros de profundidade.

Eu estava junto... lembro bem desse bicho.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Então tá descartado este caso...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Sex Nov 10, 2006 1:51 pm

  • Então tá descartado este caso.... ....
    A não ser que já tivesse passado por uma descompressão em uma fisgada anterior.. só não sei se resistiria tanto... mistério para os Biólogos de plantão...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Nov 10, 2006 1:56 pm

Fabio, sempre que encontrar alguma coisa na net e postar aqui coloque a fonte e o link do original.

Acho que esta matéria é do site do Jaime Sacadura, que inclusive é cadatrado aqui no Caterva.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Ter Nov 14, 2006 11:05 am

zeca escreveu:Fabio, sempre que encontrar alguma coisa na net e postar aqui coloque a fonte e o link do original.

Acho que esta matéria é do site do Jaime Sacadura, que inclusive é cadatrado aqui no Caterva.

Foi mal Zeca...
Já corrigi o erro!

Abs!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Nov 14, 2006 11:14 am

fabio santos escreveu:
zeca escreveu:Fabio, sempre que encontrar alguma coisa na net e postar aqui coloque a fonte e o link do original.

Acho que esta matéria é do site do Jaime Sacadura, que inclusive é cadatrado aqui no Caterva.

Foi mal Zeca...
Já corrigi o erro!

Abs!
Legal rapaz... nada melhor do que dar crédito a quem merece... Obrigado.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Leonardo M. Schmidt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 957
Registrado em: Ter Out 10, 2006 11:41 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo M. Schmidt » Sáb Nov 18, 2006 7:54 pm

Boa dica Fábio...não sabia que este tipo de alteração também pode acontecer com o bass. Legal saber disso e que atitude tomar para tentar salvá-los!
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”