Técnicas

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Pegasus
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 10:31 pm
Cidade:

Técnicas

Mensagem por Pegasus » Ter Out 16, 2007 9:52 am

Olá!
Meu nome é Eduardo e moro no Japão.
Como já temos Edu Seto (que deve ser Eduardo também) atenderei por Pegasus ou se preferir, Eduardo.
Na terra do sol nascente, temos inumeros lagos e rios repletos de Black Bass. Somos afortunados por isso.
Poderemos trocar muita informação.
Sou novato, comecei este ano no inicio da temporada (final do inverno daqui ...março).
Uns companheiros de trabalho me levaram para pescar um tal de black bass.
10 minutos de pesca, fui agraciado com meu primeiro peixe.
Uma sorte que segundo meus companheiros se deu ao fato da tralha ser toda nova... kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Na verdade fui o unico no lago a pegar um neste dia frio.
O que aconteceu ali, foi uma verdadeira injeção na veia. Na realidade o pescado fui eu.
Amor a primeira vista, Paixão, vício... tudo ao mesmo tempo.
O tempo passou e encontrei um antigo conhecido pescando. Outro apaixonado. Nos tornamos companheiros de pesca (amigos).
Sempre que possivel, saimos a caça dos boca larga e small também.
Somos Bass Hunter. Na nossa região, acho que não há lagos ou rios desconhecidos. Mas há muito mais por aí.
Bom, essa foi uma não muito breve apresentação.
O motivo do tópico, é a discussão de técnicas de pesca.
Tenho certeza que cada um tem algo pessoal para passar.
Vamos conversar sobre as técnicas conhecidas (famosas) e suas variações.
Então...
Que técnica você conhece? Esplique-a e vamos discutir sobre suas variações.
Um abraço a todos!
Pegasus [/b]
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Ter Out 16, 2007 1:05 pm

Olá Eduardo, seja bem vindo.

O Legal seria tu passar pra nós algumas técnicas diferenciadas das que já conhecemos... pq aí no Japão os japoneses sabem muito de bass, tão sempre inventando novas iscas, equipamentos, técnicas de pesca...
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Out 16, 2007 1:20 pm

Olá Eduardo

Seja bem vindo à Caterva.
Sinta-se em casa e entre Amigos ...

Em que cidade vc mora, aí no Japão ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Pegasus
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 10:31 pm
Cidade:

Técnicas, fotos e videos

Mensagem por Pegasus » Qua Out 17, 2007 9:42 am

Essa é a idéia também.
Apesar de ser um novato, estou prestando muita atenção no que rola por aqui.
Tenho um canal (na TV) de pesca 24 horas por dia, nele eu aprendo muito com os cobras do Japão.
Outro dia fui pescar num lago grande aqui perto (100 km) de bass boat e neste dia uma turma dos top 50 do japão estava no mesmo pier se preparando para uma fase do Top 50 Japan 2007.
Eu peguei a gravação deste dia e estou estudando como viabilizar estes videos pra galera do Caterva através do UTube ou outro mecanismo de video na internet.
Pelo menos os trechos principais com dicas e técnicas, vou colocar no ar.
Estou preparando os textos com fotos pra comentar as técnicas que conheci.
Um abraço.
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Intercâmbio de técnicas

Mensagem por Edu Seto » Qua Out 17, 2007 12:05 pm

Xará,

Seja bem vindo ao pedaço! Estamos aqui prá aprender e, eventualmente, repassar o que a gente já aprendeu.

[]s
Edu
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Re: Técnicas, fotos e videos

Mensagem por Thierry Cioquetta » Qua Out 17, 2007 2:44 pm

Pegasus escreveu: Tenho um canal (na TV) de pesca 24 horas por dia...
:shock: :shock:

Tá loco!!! Que beleza isso, deve ser muito massa...

Vamos ficar aguardando o video e o texto com dicas...
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qui Out 18, 2007 8:18 am

Bem vindo, Eduardo. Sinta-se em casa. Cara, é duro discutir técnicas sem determinar uma situação específica. Há muita coisa influenciando no comportamento dos peixes...
Mas me conta uma coisa aí... pô, 24 hs de pesca num canal da TV é sonho de consumo, hein?
Vamos conversando.
Abração!!!
Imagem
Avatar do usuário
Pegasus
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 10:31 pm
Cidade:

Canal 24hs e Técnicas

Mensagem por Pegasus » Seg Out 22, 2007 8:13 am

Sobre o canal, é um canal de pesca 24hs por dia, como falei.
É transmitido via satélite pela Sky Perfect TV. (pena que não dá pra pegar no Brasil).
O nome do canal é "Tsuri vision"
Quem quiser dar uma olhada na Home page sem compromisso (porque provavelmente não vão aparecer os caracteres (está em japonês e o sistema operacional em português não reconhece se não estiver configurado) vou passar.
É ... ... http://www.fishing-v.co.jp
E sobre as técnicas...
Quando pensei em abrir este tópico, na minha cabeça, o tema seria: A arte da técnica. Mas na hora de escrever, noutro dia eu acho que esqueci ou estava muito cansado e deixei passas despercebido.
Um bom título também seria "Taticas" talves o mais apropriado.
Não é facil mesmo comentar sem mostrar, mas vamos tentar...
A primeira técnica que vou comentar é a minha preferida.
Chama-se Mid-Strolling no Japão: Midosto
Basicamente, consiste em se utilizar um Jig head com soft lure na ponta da linha e ao arremessa-la. vir trazendo com pequenos toques para que a isca fique o tempo todo a meia água (nem arrastando no fundo, nem flutuando ou deslizando na superficie).
Todos já conhecem esta técnica?
Vou procurar por imagens e aprender como se colocam aqui..rssrs
Um abraço!
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Seg Out 22, 2007 2:10 pm

Bacana Eduardo...
Legal sua iniciativa de discutir as técnicas relacionadas a pesca do bass. Esse é um peixe que exige muita técnica e estudo.
Já ouvi falar do Midosto, mas nunca usei efetivamente. Tem dado bons resultados? Sempre me pareceu um tanto quanto agressivo esse sistema. Que peso normalmente vocês usam na cabeça de jig?
Aqui no PR existem várias montagens que tem dado resultados bons, mas existem alguns pontos que é bom salientar.

1 - Como o Haru falou, é complicado falar em uma técnica sem antes colocar o contexto em pauta... Por exemplo: Tem dias que o peixe só está batendo no TEXAS e em outro dia nenhuma ação no TEXAs mas no Split-Shot ou Down-Shot os peixes aparecem...

2 - Sou iniciante e total inexperiente na pesca do Bass, certamente tenho muito mais a apreender do que a ensinar.

Acho que o que falta para a maioria dos pescadores de Bass aqui do Brasil é o porquê das coisas... Não simplesmente "ARREMESSA ALI QUE TEM PEIXE!". Observamos que nos EUA e aí no Japão quem pesca Bass sabe muitos dos porquês e isso faz muita diferença... Logicamente que temos aqui pessoas que são muito técnicas e conhecem o comportamento do peixe na essência, mas certamente não são a maioria. A maioria é como eu, que simplesmente enrosca um peixe vez ou outra.

Acho legal agente criar aqui no fórum Black Bass, um ambiente para que possamos discutir os porquês de determinados comportamentos e as técnicas para cada situação.

O Edu Seto já saiu na frente e começou a publicar artigos traduzidos que retratam muito bem essa realidade e acho que se os pescadores de Bass do Brasil começarem a se especializar mais nesse peixe, a pesca pode crescer ainda mais em nosso país...

Abração.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Seg Out 22, 2007 2:11 pm

Já li na net sobre essa técnica.

Aqui tem uma matéria explicando como funciona:

http://www.bassonline.com.br/ - Vá em matérias.
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Re: Canal 24hs e Técnicas

Mensagem por Ricardo Haruo » Ter Out 23, 2007 11:18 am

Pegasus escreveu:...A primeira técnica que vou comentar é a minha preferida.
Chama-se Mid-Strolling no Japão: Midosto
Basicamente, consiste em se utilizar um Jig head com soft lure na ponta da linha e ao arremessa-la. vir trazendo com pequenos toques para que a isca fique o tempo todo a meia água (nem arrastando no fundo, nem flutuando ou deslizando na superficie).
Todos já conhecem esta técnica?
Vou procurar por imagens e aprender como se colocam aqui..rssrs
Um abraço!
Midosto funciona bem quando os peixes estão suspensos... vale a pena ter umas jig head pra isso... a técnica de trabalho de vir chacoalhando a ponta da vara chama-se "shaking" e deve manter a isca na mesma profundidade durante todo o trabalho...
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Pegasus
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 10:31 pm
Cidade:

Jig head, Rubber Jig ou chumbinho.

Mensagem por Pegasus » Sex Out 26, 2007 7:19 am

Na verdade a isca pode vir bem rente ao fundo ou logo abaixo da superficie. O importante é que ela esteja "cortando a água" (eu não sei que termo usar) Não pode ser arrastando no fundo ou flutuando na superficie.
O peso varia de zero (a pouco tempo tivemos o lançamento da Han Han Zero, na verdade um rubber jig) a 7 ou mais gramas. O importante é ter controle.
Depende da maciez da vara, do toque do pescador (não somente shake).
Eu por exemplo usava jig head de 2 gramas e 2.5. Não me adaptei as muito leves. Na verdade o Jig head é um conforto. Pode-se usar um chumbinho tipo bolinha na ponta da linha encostada ao anzol que pode ser um offset. Peguei grandes (alias o meu maior) desse jeito Eu mesmo fiz o head.
Meu "estilo" é aremessar e antes que a isca chegue ao fundo, começar a recolher com dois ou tres toques e uma ou duas voltas no molinete sem parar. Apenas diminuo o ritmo se sentir uma batida.
No shake, a ponta da vara deve ficar tremendo o tempo todo do recolhimento.
Bom!
Estamos no Outono e já faz muito frio aqui. Ontem dia 25/10 estava em torno de 12 graus no começo da noite. Saí do trabalho as 17:00 hs, já escuro porém uma lua cheia maravilhosa. O dia esteve "quente" com sol o tempo todo e o céu estava limpo. Tinha um compromisso as 18:15hs. As 18:30 estava livre. Olhei aquela lua e pensei... é hoje!!!!rsssrsr
Corri para um lago não muito longe. 20 minutos de carro.
Ainda cheguei antes das sete. Em 5 minutos já estava dando o primeiro arremesso. No primeiro local não estava batendo. Que água gelada!!!!
Mudei de ponto! Páááá´!!! Que briga boa!!!! Peguei!!!!
Os grandes saem a noite! ---> 39cm
Han Han jig 3.5 gramas com Grub corde rosa com pontinhos brilhantes.
Técnica... Midosto . No frio também!!!! Muito versatil.
Quando aprender a usar isso aqui direito coloco as fotos.
Um abraço!
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Sáb Out 27, 2007 12:44 am

Gosto muito do Midosto e também do AD.
Infelizmente (ou felizmente), acabo usando mais o Jig-Wacky.
No Midosto, costumo usar Jighead de 1.3 e 1.8g.
Meu soft preferido para esta montagem é a Shad Shape da Yamamoto.
Normalmente vou alternando a profundidade para a que o peixe está batendo. Isso é meio dificil, mas da para controlar contando os segundos, primeiro o tempo quem que leva para chegar ao fundo e depois diminuindo um pouco até conseguir a profundidade desejada.
Abs

Tardeli
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”