Pattern!? O que é isto? - artigo traduzido

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Pattern!? O que é isto? - artigo traduzido

Mensagem por Edu Seto » Ter Jan 22, 2008 3:19 pm

Pessoal,

Continuando a série, aqui vai a tradução do artigo The Pattern. What is that?, escrito pelo guia de pesca Alan Paczkowski.

Pattern, que pode ser traduzido para padrão (de comportamento), é uma forma de pescar o bass visando um grande objetivo: localizar e pescar o bass, dentro do tempo disponível, seja o final de semana seja o dia do torneio.

Esta forma de "pensar" a pesca deve ser muito eficiente, pois a maioria dos torneios dos campeonatos profissionais americanos não são vencidos por competidores locais (que vivem perto da represa onde é realizado o torneio).

Quer dizer, os competidores de outros locais, que não conhecem ou conhecem pouco a represa onde será realizado o torneio, normalmente, dispõem de poucos dias de treino, mas conseguem, usando pattern fishing e a expertise individual, bater os pescadores locais.

Acho que vale a pena conhecer um pouco dessa técnica.

[]s e boa leitura
Edu

-----

Pattern?! O que é isto?
Por Alan Paczkowski – guia no Lake Gaston
Email do Alan: lakepacz@3rddoor.com

Fale com qualquer pescador de bass sério e a conversa freqüentemente vai girar em torno do “pattern” (padrão, n.t.) em que os basses estão. Infelizmente, muitos pescadores de bass acreditam que o “pattern” se refere ao particular tipo e cor de isca com que têm capturado bass. Quase, mas não é isso.

Quando os pescadores profissionais de bass se referem ao termo “pattern” ou “pattern fishing” eles estão falando sobre a ardilosa e sempre mutante combinação de dois fatores: localização do bass e o tipo de apresentação necessário para provocar os ataques. Simplificando, um “pattern” se refere a “o que” os basses estão fazendo e “onde” eles estão fazendo isto, num dado momento, num dado corpo dágua.

Para identificar corretamente o “pattern” é necessário ter um conhecimento BÁSICO do comportamento geral do bass. O primeiro passo é adquir um entendimento simples dos movimentos do bass entre água rasa e água profunda, com base na estação, hora do dia, condições do tempo e temperatura da água. Por exemplo, num ensolarado dia de Verão, o bass irá, provavelmente, se alimentar em áreas rasas e abertas no início da manhã mas, sem dúvida, vai se mover para água mais profunda ou áreas sombreadas à medida que o sol for ficando mais alto e as temperaturas da água aumentarem. Por outro lado, num dia nublado de Outono acharemos os basses vagando e comendo nas áreas rasas durante todo o dia.

O BÁSICO me ensinou que a chave para localizar bass é eliminação de água. Assim, o primeiro lugar em que procuro bass é num bom mapa topográfico do corpo dágua onde vou pescar. Lógico, você diz!

O fato é que todo lago tem centenas de lugares onde os basses podem estar e milhares de lugares onde eles não estarão. Uma vez que nenhum de nós tem o tempo (ou paciência) para pescar em todos os locais possíveis, o primeiro passo para descobrir um “pattern” é localizar o tipo certo de área a ser pescado. Usando um bom mapa topográfico, você pode eliminar facilmente áreas onde, dependendo da estação do ano, os basses não estarão. Ao fazer isso, você economiza tempo e consegue concentrar os seus esforços nas áreas onde os basses deverão estar.

Entender os movimentos sazonais instintivos dos basses é chave para o processo de eliminação de água assim como para o de concentração de água. Um bom mapa é uma ferramenta indispensável para ajudá-lo a identificar os prováveis pontos para onde, ou de onde, os basses estarão se movendo à medida que eles param e se alimentam em seus trajetos, ao longo das várias estações.

Dado que nem todas as áreas de um lago esquentam ou esfriam na mesma taxa, diferentes “patterns” podem existir simultaneamente num mesmo corpo dágua. Os basses em um lugar do lago podem estar apenas começando suas migrações para locais de pré-desova enquanto os basses em um outro lugar no mesmo lago já podem estar desovando. A temperatura e a transparência da água, padrões do tempo, abrigos disponíveis, tipo de estrutura, e a estação são todas variáveis críticas que devem ser fatoradas em sua pesquisa por um “pattern” de sucesso.

Uma vez que determino em qual a área do lago eu pretendo concentrar os meus esforços, prefiro iniciar a pesquisa por basses ativos com uma isca que me permita cobrir muita água rapidamente. Spinnerbaits, crankbaits, Carolina-rig com lizards e buzzbaits são todos boas escolhas. Os basses ativos atacarão quase tudo, assim cobrir muita água é a chave para localizar concentrações de basses. Uma vez feito isto, diminuo o ritmo e trabalho cuidadosamente a área com um conjunto de iscas e apresentações diferentes.

Frequentemente tenho mencionado que é importante ouvir o que os basses estão dizendo para você. Se você não fizer isto, tentar descobrir um “pattern” passa a ser impossível. Quanto você captura um bass, preste muita atenção às condições presentes: a exata profundidade da água, transparência e temperatura; tipo de abrigo ou estrutura; velocidade do recolhimento; tipo de apresentação, etc., e então tente duplicá-las. Adicionalmente, observe como o bass foi fisgado. Isto pode dizer-lhe muito se cor e tamanho da isca que você está usando é a melhor.

Se você captura vários basses em uma determinada área e a ação diminui ou pára, a troca para uma isca com ação, tamanho ou cor diferente(s) provocará, frequentemente, ataques adicionais. Quando o lugar deixar de produzir basses é hora de mudar para um outro lugar com características semelhantes. Por exemplo, se você está capturando basses numa ponta com vegetação e estrutura dispersa em 6 a 9 pés (1,8 a 2,7 metros, n.t.) de água, são boas as chances de que você achará basses em outras pontas similares. Isto é, em resumo, um “pattern”.

O problema em descobrir um “pattern” de sucesso é o fato de que “patterns” mudam constantemente e mais de um “pattern” podem existir ao mesmo tempo no mesmo lago. Porque? Porque nem todos os basses num lago estarão fazendo a mesma coisa todo o tempo. Se as condições do tempo e da água permanecerem estáveis, os “patterns” que funcionaram num dia provavelmente funcionarão no dia seguinte. Entretanto, mesmo a mais sutil mudança nas condições pode resultar em um conjunto totalmente novo de “patterns”.

Assim, para não enganá-lo, eu também preciso compartilhar o fato de que há ocasiões em que não há um “pattern” definido. Você pode capturar um bass aqui e outro bass acolá, mas raramente mais de um num dado ponto. Quando isto ocorre minha recomendação é não parar e cobrir a maior quantidade de áreas que puder. A captura pode ser fraca mas a pescaria é sempre boa. Lembre-se que basta um arremesso para capturar o bass da sua vida – talvez possa ser o seu próximo!

Notas da tradução:
1. Tradução: Eduardo K. Seto - email: eks.fish@uol.com.br – Dez/2007.
2. Vários termos foram mantidos no original porque, de forma geral, é assim que eles são, ou acabam sendo, conhecidos e utilizados pelos pescadores de bass.
3. Link para original em inglês: http://www.bassfishin.com/article34.htm
4. Foto do Alan:
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Ter Jan 22, 2008 4:05 pm

Blz de artigo hein Edu.... ...

Mais um pra coleção.... ....impresso e guardado.... ...

Valeu

Abraço
/ct0
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qua Jan 23, 2008 8:45 am

Valeu, novamente, Edu!
Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Jan 23, 2008 8:08 pm

Muito show Edu...
Nas minhas últimas pescarias de Bass estou tentando achar o padrão dos bichos, mas nunca é uma tarefa fácil.

Abração e valeu pelo belo artigo traduzido.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Felipe Loyola
ANZOL DE OURO
Mensagens: 619
Registrado em: Sáb Abr 14, 2007 4:22 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Loyola » Qua Jan 23, 2008 9:28 pm

Maravilha.... ...

Mais um artigo interessantíssimo.... ...


Obrigado Edu!

grande abraço!
"Nascido para pescar, forçado a estudar..."

Imagem

Pesque & Solte SEMPRE
Avatar do usuário
Estanislau Jaworski Jr
ANZOL DE OURO
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Estanislau Jaworski Jr » Seg Mai 18, 2009 9:19 am

boa mesmo, otima iniciativa!!!
ainda mais eu que pesquei meu primeiro bass esse fds.

abraços
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”