AS RIGAGENS PARA BASS - PESCANDO COM SOFT LURES

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Seg Nov 22, 2010 11:00 pm

Fernando Maia escreveu:Caiu do céu para mim!!!!
Será que tem edição atualizada deste manual??

tem sim, mas nao vi algo que me chamasse a atenção, pelo menos no que tange ao bass como este que o Nelson colocou...

Este eu tenho impresso, apesar de ja estar acostumado com as rigagens, é legal ter para arquivar e compartilhar com quem esta iniciando...
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Ter Nov 23, 2010 8:59 am

Uma vez escrevi pro Bait Brasil, um tópicozinho sobre as montagens..

Mas não mudou quase nada... claro.. de lá até agora, já inventaram outras montagens.. mas vou postar o que eu já tinha aqui...

Pra quem tá começando sempre é uma boa!

Segue:

Texas Rig

Soft montada

Imagem

Anzóis e pesos usados...

Imagem

Alguns modelos de softs que podem ser usadas:

Imagem

1ª variação... é o texas normal, porém entre o anzol e o peso, pode-se colocar uma ou duas miçangas de qualquer cor, isso vai ajudar a fazer um barulho quando o peso bater nas miçangas...

Imagem

2ª É o chamado Flórida Rig.. onde o peso fica preso. É usado em lugares onde tem enroscos e vegetação. Usa-se um stop de borracha próprio para essa montagem, mas pode-se usar tbm um pedaço de palito de dente.

Imagem


Carolina Rig

Imagem

Os anzóis, pesos e softs são os mesmos do texas rig.


No Sinker

Imagem

Alguns tipos de softs usadas..

Imagem


Wacky Rig

Imagem

Imagem

Imagem


Neko Rig

Imagem

Imagem

Imagem


Jig Wacky

Imagem

Imagem

As minhocas usadas nesse rig, são as mesmas do wacky.


Midosto e AD

Primeira soft montada é o Midosto e a segunda é o AD.

Imagem


Down Shot

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Valeu!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Ter Nov 23, 2010 12:16 pm

Valeu Thierry eu estava ficando louco com aquele prato que comprei do Luchezi....agora ja posso começar a brincar com as dentuças....kkkk
Obrigado!!!
Imagem
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Ter Nov 23, 2010 7:22 pm

Fernando Maia escreveu:Valeu Thierry eu estava ficando louco com aquele prato que comprei do Luchezi... ...agora ja posso começar a brincar com as dentuças... ...kkkk
Obrigado!!!
huahuahuahua...

Mas duas montagens que funcionam bem é no sinker e texas.. pegam de mais!!

Abraço!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sex Jun 03, 2011 12:04 pm

o galera... achei muito legal... vou imprimir e deixar na minha caixa... mas agora... o que vocês, mais experientes, poderiam dar de dicas, era dizer qual é a melhor para lugares com mto enrosco, de pauleira e talz, e os de mato... enfim... qual usar em dias frios... e assim por diante... acho que centenas de caterveiros ficariam gratos...
abraços!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
João Alcindo Jr.
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Dez 21, 2011 1:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por João Alcindo Jr. » Ter Jul 24, 2012 2:21 pm

Muito bom!
To começando nos basses agora e ainda tenho muitas dúvidas.
Tudo isso aí me esclareceu muita coisa em relação às montagens.

Valeu!

Abraço!
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Ter Nov 20, 2012 1:57 pm

Pessoal sou novo no fórum e sem experiência com softs - pretendo iniciar no final de semana.

A questão é que só pesco de beira o black bass - prejudica muito o uso das softs? Quais rigagens vocês recomendam? A sensibilidade fica muito prejudicada?

Aguardo comentários dos entendidos.

Abraço
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Ter Nov 20, 2012 3:02 pm

Tomás Zimmer escreveu:Pessoal sou novo no fórum e sem experiência com softs - pretendo iniciar no final de semana.

A questão é que só pesco de beira o black bass - prejudica muito o uso das softs? Quais rigagens vocês recomendam? A sensibilidade fica muito prejudicada?

Aguardo comentários dos entendidos.

Abraço
Tche... qualquer montagem pode ser usada pescando de margem....

As montagens que tu pode usar, depende também do teu material.. diga ae o que tu tens que daí podemos ajudar...

Flww!
Abraço!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Ter Nov 20, 2012 3:13 pm

Tenho algumas minhocas, salamandras e grubs mais curtos azuis - posto fotos deles quando for pra Sapiranga (a tralha fica lá pois por enquanto não tenho batmóvel - dependo do pai hehe).

Acredito que consiga montar Texas, Flórida, Carolina, No Sinker com os anzóis que tenho (hj vou comprar umas ogivas e uns jigs). Minha vara é Yume Tempest 17lb, carretilha Marine Sports GT1000 Shil (acho que é isso), fluorcarbon 20lb. O que tu indica em termos de peso de chumbo e montagem p/ apostar hehe?

Abraço
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Ter Nov 20, 2012 7:17 pm

Tomás Zimmer escreveu:Tenho algumas minhocas, salamandras e grubs mais curtos azuis - posto fotos deles quando for pra Sapiranga (a tralha fica lá pois por enquanto não tenho batmóvel - dependo do pai hehe).

Acredito que consiga montar Texas, Flórida, Carolina, No Sinker com os anzóis que tenho (hj vou comprar umas ogivas e uns jigs). Minha vara é Yume Tempest 17lb, carretilha Marine Sports GT1000 Shil (acho que é isso), fluorcarbon 20lb. O que tu indica em termos de peso de chumbo e montagem p/ apostar hehe?

Abraço
Cara... sobre teu equipamento... tu poderá montar esses rigs que tu citou, porém, a linha está com libragem muuuuito alta...tem que ser no máximo 12lb.... nem sei como tu consegue arremessar fluor de 20lb com essa vara...rs...

Outra coisa... normalmente, se usa varas longas de 6'4" pra cima... isso além de facilitar muito a fisgada, ajuda muito a tu conseguir arremessar mais longe... ainda mais que tu pesca de margem...

Sobre os pesos, tu precisa achar os bullet... aqueles cônicos.. de pesos de 5,3g, 7g, 10g....
Anzóis EWG 1/0, 2/0 e 3/0. Isso só pra começar...rs...

Softs, dê uma pesquisada os da Zoom, são muito bons e não são caros.... alguns bons dessa marca são: c-tail, u-tail, swamp crawler, brush hog... entre outras...

Abraço!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Ter Nov 20, 2012 10:12 pm

Valeu pelas dicas Thierry, hoje comprei uns grubs e minhocas além de ogivas, aos poucos vou me equipando. A questão é que pesco muito de "vez em nunca" mas aos poucos vou aumentar a frequência.
Sábado pretendo estar conhecendo a Pampa Rural, alguma dica dos melhores locais da fazenda?
Abraço
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Qua Nov 21, 2012 2:08 am

Tomás Zimmer escreveu:Valeu pelas dicas Thierry, hoje comprei uns grubs e minhocas além de ogivas, aos poucos vou me equipando. A questão é que pesco muito de "vez em nunca" mas aos poucos vou aumentar a frequência.
Sábado pretendo estar conhecendo a Pampa Rural, alguma dica dos melhores locais da fazenda?
Abraço
Pois é..sei bem como é isso.. eu morava em Santa Maria e tinha que fazer viagens de lá pra cá, POA. Depois daqui ir pra serra... umas viagens do cão.. mas como sou meio fanático pelo bass.. viajar era o de menos!

No pampa rural, tem vários açudes.. quase todos, bons de peixe!!

Daí vai depender de ti.. se quer tentar os grandes.. ou pegar quantidade... peixe, não falta!! heheheheh

Abraço!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Qua Nov 21, 2012 7:28 am

É, andei lendo sobre o local.. acho que vou variar e tirar umas dicas com o proprietário.. parece que o lago 5 é a morada dos maiores..

Ah, e corrigindo: conferi o carretel da linha que tá na carretilha: é fluorcarbon 12lb.

Outra pergunta: montagens com jig head nos grubs e peixinhos (tipo midosto por exemplo) fica ruim de fazer anti-enrosco? Os melhores locais de bass geralmente tem bastante estrutura de aguapés, juncos etc.

Eu pretendo montar as softs sempre com anzol escondido, pra evitar as perdas hehe...
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Sáb Nov 24, 2012 6:33 am

Tomás Zimmer escreveu:É, andei lendo sobre o local.. acho que vou variar e tirar umas dicas com o proprietário.. parece que o lago 5 é a morada dos maiores..

Ah, e corrigindo: conferi o carretel da linha que tá na carretilha: é fluorcarbon 12lb.

Outra pergunta: montagens com jig head nos grubs e peixinhos (tipo midosto por exemplo) fica ruim de fazer anti-enrosco? Os melhores locais de bass geralmente tem bastante estrutura de aguapés, juncos etc.

Eu pretendo montar as softs sempre com anzol escondido, pra evitar as perdas hehe...
Ahh.. melhorou..rs... de 20lb pra 12lb, tem muita diferença...rsrs..

Cara pra tu usar jig head, com esse teu equipamento, não pode ser jigs de menos de 5g ou 7g... pq esse equipamento é pesado pra isso...

O midosto como tu falou, não é pra power fishing, é pra finesse... materiais extremamente leves... varas no máximo 8lb... linha de 6lb no máximo...

Fazer anti-enrosco? De que tipo? Tem jig heads que já vem com weedless... é mais fácil...rs...

Pra esse tipo de situação, usa o no sinker ou então o flórida rig.. esses seriam os melhores pra vegetação...!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Relato Pampa Rural

Mensagem por Tomás Zimmer » Seg Nov 26, 2012 8:28 am

Thierry! Comprovei tuas dicas de hj na prática, neste finde, hehe.

Os lagos da Pampa Rural são rasos (muita vegetação, portanto) e só tive sucesso com o No Sinker e o Texas Rig, no lago 5 (em formato de L, antigamente cercado por pinus) que era mais abrigado do vento. Foi legal mas não é fácil de trabalhar, em função do vento (tentei em outros pontos, mas com vento acho que complica muito a sensibilidade e a ferrada. Vou tentar modificar minha vara (deixar exposta no gatilho, veio com uma proteção plastica), a sensibilidade em função do vento frequente era baixa - mesmo assim consegui 2 peixes em cada rigagem nos cantos mais calmos.

Com jighead acho que só dá pra trabalhar naqueles lagos trabalhando um recolhimento rápido, em função do vento e da vegetação. Tentei um Wacky mas não tive sucesso.

Fui com minha família, nesse finde só teve +1 pescador na Pampa (Osny Junior, de POA), que pegou uns cinco de bom tamanho, fora os tricks.

Todos os grandes dele e praticamente todos os peixes da minha família (exceto estes que peguei na soft) foram com, adivinha? Spinner bait. hehehe até minha mãe e minha cunhada pegaram no spinner.

Muito show o lugar, voltarei com certeza. O que me diz do Ninho da Coruja em Canela, conhece?

Abraço
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Mai 14, 2014 6:38 pm

Thierry Cioquetta escreveu:Uma vez escrevi pro Bait Brasil, um tópicozinho sobre as montagens..

Mas não mudou quase nada... claro.. de lá até agora, já inventaram outras montagens.. mas vou postar o que eu já tinha aqui...

Pra quem tá começando sempre é uma boa!

Segue:

Texas Rig

Soft montada

Imagem

Anzóis e pesos usados...

Imagem

Alguns modelos de softs que podem ser usadas:

Imagem

1ª variação... é o texas normal, porém entre o anzol e o peso, pode-se colocar uma ou duas miçangas de qualquer cor, isso vai ajudar a fazer um barulho quando o peso bater nas miçangas...

Imagem

2ª É o chamado Flórida Rig.. onde o peso fica preso. É usado em lugares onde tem enroscos e vegetação. Usa-se um stop de borracha próprio para essa montagem, mas pode-se usar tbm um pedaço de palito de dente.

Imagem


Carolina Rig

Imagem

Os anzóis, pesos e softs são os mesmos do texas rig.


No Sinker

Imagem

Alguns tipos de softs usadas..

Imagem


Wacky Rig

Imagem

Imagem

Imagem


Neko Rig

Imagem

Imagem

Imagem


Jig Wacky

Imagem

Imagem

As minhocas usadas nesse rig, são as mesmas do wacky.


Midosto e AD

Primeira soft montada é o Midosto e a segunda é o AD.

Imagem


Down Shot

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Valeu!
Esse topico é show pra quem ta começando...

e esse post aqui ajuda muito na hora de escolher as minhocas pra cada montagem...

Obrigado! o topico é antigo mas me ajudou muito agora q to começando nos bass!!!
Avatar do usuário
Carlos Brito
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 9:50 am
Cidade:

Black

Mensagem por Carlos Brito » Seg Jun 08, 2015 9:34 pm

Obrigado , colegas pelas dicas , estou começando a pescar com minhocas , vou aprender muito com vcs ! Valeu !
> Temor e medo de vós terão todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus, tudo que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar em vossas mãos são entregues. (GENESIS 9:2)
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”