Um pouco do smallmouth bass.

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Fábio Gessullo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4403
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 7:07 pm
Cidade:

Um pouco do smallmouth bass.

Mensagem por Fábio Gessullo » Dom Fev 12, 2012 1:25 pm

O nome científico do smallmouth bass é Micropterus Dolomieu.

Eles têm muitas semelhanças com o largemouth bass, mas algumas diferenças fundamentais.

Imagem

O smallmouth é um peixe nativo da América do Norte. A sua extensão atual abrange os Grandes Lagos e a bacia do St. Lawrence até a conexão c/ Dakota do Sul. Ele também se espalhou a partir do rio Mississippi e para a região do sul do Alabama. Muitos locais tem o smallmouth bass hoje devido aos repeixamentos promovidos pelo homem. Eles geralmente preferem a água mais fria e muito mais clara que o largemouth bass. Águas profundas, lagos do norte c/ água clara, e rios gelados c/ água limpa c/ estruturas e despressões são os locais de preferência do smallmouth bass. Este ambiente pode dificultar ainda mais a apresentação das iscas. A temperatura da água ideial para uma população saudável de peixes fica entre 20 C e 27C.

Imagem

Em um lago, o smallmouth bass será encontrado em torno de pedras e areia / fundo de cascalho em água clara. Eles frequentement buscam estas condições, devido ao fato de que eles são predadores visuais. As extremidades de estruturas c/ pedras submersas c/ grandes depressões são pequeiros clássicos para se encontrar o smallmouth bass. Estando em um rio, eles tem comportamente semelhante às trutas, ou seja, ficam próximos de águas correntes. Como na maioria das vezes eles caçam usando a visão, as ações podem ocorrer durante todo o dia, mas eles mudam de comportamento em situações de alta pressão atmosférica. Quando não há nuvens, muitas vezes temos a impressão que os smallmouth bass desapareceram.

Imagem

REPRODUÇÃO

O smallmouth bass faz seus ninhos com suas caudas em cerca de 1 a 2 metros de água. Eles escolhem fundos de areia / cascalho. Há uma espécie de dança de acasalamento aonde o macho e a fêmea nadam juntos e se mordem antes de depositar os ovos. O macho faz o ninho e o protege. Após o completo acasalamento, a fêmea é expulsa e ela geralmente passa a acasalar novamente com outros machos. O macho acompanha os alevinos cerca de 2 semanas. Quando a temperatura da água atinge 10C à 13C inicia o período de reprodução.

Imagem

A reprodução ocorre na primavera. Devido às baixas temperaturas da desova, o smallmouth bass geralmente se reproduz antes do largemouth bass. A natureza então, determina o que o bass irá fazer, pois o nível de temperatura da água determina as ações destes peixes, conduz seus instintos e habitat.

Imagem

COMPORTAMENTO

Os smallmouth basses são encontrados em lagos e rios. Eles buscam mais frequentemente fundos rochosos e c/ água mais fria e mais clara em relação aos pontos favoritos dos largemouth basses. O smallmouth tem comportamento de andar em cardumes, isto pode ser bom ou ruim dependendo da forma que você o pesca, não compreender as mudanças no clima, as mudanças de atitude, pode resultar em não fisgar nenhum peixe.

Uma boa coisa a lembrar é que smallmouth bass não está distribuídos uniformemente na água. Pense neles como nômades nas planícies, eles geralmente seguem uma rota, mas com algumas variações no padrão, tudo para fornecer o que eles precisam, comida e abrigo. Quando você encontrá-los, geralmente eles estarão em um grupo, isto é um modo de fornecer proteção e apoio um ao outro. Eles quase sempre estarão bem ativos como o grupo, se movimentando como um grupo.

Imagem

A dieta do smallmouth bass não é tão variada quanto o do largemouth bass. As duas maiores fontes alimentares são lagostas e outros peixes.

Ele é um predador visual e a escolha da isca precisa levar isto em consideração, como a escolha da cor. Mas eles também são sensíveis a vibração, mas sem a cor correta, nada irá acontecer.

Falando em iscas, o smallmouth bass pode ser capturado c/ diversas iscas de silicone (soft baits). Iscas como tubes e grubs costumam ser bem eficientes. Usando jig heads de diferentes tamanhos e pesos, pode-se variar a velocidade de trabalho sobre as estruturas e ter horas de diversão.

Imagem

Provavelmente a técnica mais difícil para capturar um smallmouth bass envolve as jerkbaits e as crankbaits. Você pode acertar a isca rapidamente e ter uma pescaria muito eficiente, mas profundidade e velocidade são muito importantes, e precisam combinar c/ o comportamento do peixe no dia .

TAMANHO E IDADE

O tempo médio de vida é de 6 a 14 anos. São sensíveis à poluição na água, e quando há smallmouth bass num local, é um sinal de água limpa. A temperatura de água tem muita influência na vida do peixe, em condições ideiais, podem viver mais de 20 anos.

O maior smallmouth bass registrado fica em torno de 12 libras, algo em torno de 5,4 kg. Este é um récorde não homologado. Uma fêmea adulta atinge em torno de 6 à 7 libras, ou algo em torno de 2,7 à 3,2 kg, o que é um excelente exemplar.

Imagem

Trabalhando temporariamente no estado de Michigan, EUA desde julho de 2011, tive a oportunidade de conhecer um pouco esta espécie, fisgando alguns exemplares na faixa de 4,5 libras, ou aprox. 1,8 kg.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Fábio Gessullo

"Eventually all things merge into one ... and a river runs through it ... I am haunted by waters"

Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Fev 12, 2012 8:49 pm


Muito bom ...

Parabéns pelo belo tópico ...

E que belas fotos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Small Mouth

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Qui Fev 16, 2012 1:15 am

Muito Jóia Gessullo !!!
Só tinha ouvido falar dele, e visto algumas fotos, muito interessante o apanhado, e belíssimas fotos!
Diego Constantino Feldhaus
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”