Página 1 de 1

Dúvida fotometria...

Enviado: Sex Dez 17, 2004 2:10 pm
por Vitor Poiani
O que é?
Pra que serve?
Como que faz?
O que significa?
... ... quiserem dizer mais...eu agradeço...hehehe!!!

Re: Dúvida fotometria...

Enviado: Sex Dez 17, 2004 6:11 pm
por NELSON MACIEL
VITOR POIANI escreveu:O que é?
Pra que serve?
Como que faz?
O que significa?
... ... quiserem dizer mais...eu agradeço...hehehe!!!
Fotometro é o instrumento usado para medir a luz ambiente.
O ato de medir a luz chama-se fotometragem.
Mede-se a luz quando vc deseja filmar ou fotografar.
Hoje em dia, com a automação das câmertas fotográficas, toda a câmera possui o fotometro embutido na máquina e não há necessidade do fotógrafo fotometrar pois isso é feito automaticamente. As boas câmeras também possuem dois ou três modos diferentes de medir a luz, são eles ...
Matricial - Leva-se em conta toda a cena, com prioridade à porção central da imagem.
Preferência ao centro - Leva-se em conta cerca de 30% do centro da imagem.
Pontual - Leva-se em conta uma porção de aproximadamente 5 a 10 % da imagem.
Normalmente usamos a leitura Matricial.
Os outros casos, somente em ocasiões especiais ...

Leia a manual de sua máquina, ele possuí informações importantes ...rs...

Re: Dúvida fotometria...

Enviado: Seg Dez 20, 2004 1:19 pm
por Vitor Poiani
Bah Guri...é lógico que eu leio o manuel da minha máquina mas lá em nenhum momento fala de fotometria, fala sim da captação automática de luz (é um barato de ISO) mas fotometria não!!!!!!!!!!!!

Enviado: Seg Dez 20, 2004 1:52 pm
por NELSON MACIEL
O barato a que você se refere, o tal do ISO, é uma medida de sensibilidade do filme. Antigamente o ISO chamava-se ASA (USA) e DIN (Europa), aí resolveram arrumar a bagunça, já que ASA (American Standards Association) era medida de uma forma e o DIN (Deutsche Industrie Norm), de outra forma.

Para não dar mais confusão, criou-se este barato aí que você se refere, o ISO e que significa International Standardization Organization e é uma escala igual à antiga ASA.

No caso da sensibilidade do filme ou da captação de imagem, quanto maior o ISO, mais sensibilidade à luz, mais detalhes em ambientes mais escuros e também maiores possibilidades de apresentarem falhas na imagem final. No caso de filmes, maior granulação na imagem, no caso de CCDs, maiores possibilidades de "ruídos" na Imagem.

Qualquer dúvida, poste aqui ... Não se avexe ...rs...
Os ruídos são falhas na imagem, tipo pequenos defeitos nos pixels, ou pequenos pontos coloridos na áreas escuras das imagens.

Enviado: Ter Dez 21, 2004 9:59 am
por Vitor Poiani
Beleza Nerção....eu tô com um pouco de dificuldade em conseguir um resultado que me agrade com a Coolpix em fotos noturnas tipo fotos de pessoas. Achei estranho, que no modo de flash normal, a imagem sai meio azulada e o fundo fica muito escuro. Quanto a imagem azulada eu já descobri que é o balanço de brancos (tive que reler o manual) só que quanto ao fundo escuro eu não sei o que faço.... ...
Tem um outro tipo de flash que diz no manual que é para iluminar o primeiro e o segundo plano.... ... ele ilumina e a foto sai QUASE do jeito que eu quero, mas neste modo de flash a maioria das fotos sai embaçada, tem que tirar muito firme e tem que pedir pra pessoa não se mexer.... ....e mesmo assim é difícil!

Enviado: Ter Dez 21, 2004 2:23 pm
por NELSON MACIEL
Vitinho,

Os flashes destas câmeras compactas, tanto as convencionais como as digitais, só são efetivos até uma determinada distância, no caso da 2200, com a grande angular 0,40 à 3,70 m e usando a tele, 0,40 à 2,00 m.

Para "aumentar" a potencia do flash, utilize o recurso compensador de exposição, "abrindo" + 2,0 pontos. O acesso à este recurso se dá premendo Menu e Exp +/-. Suba o cursor até +2.0 e veja o resultado.
Valeu ?

Enviado: Ter Dez 21, 2004 3:20 pm
por Vitor Poiani
Poh....legal barbixa.... ... ... ver no que dá!!!

Valeu!!!!!!!!!!