COMO FOTOGRAFAR MOSCAS, ISCAS E PEQUENOS OBJETOS.

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

COMO FOTOGRAFAR MOSCAS, ISCAS E PEQUENOS OBJETOS.

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Abr 15, 2005 12:15 pm

Amigos,

Como me foi solicitado um roteiro para fotografar moscas, vou procurar ser simples e objetivo. Se houverem dúvidas, por favor, postem-nas, eu procurarei dentro de meus parcos conhecimentos, auxiliá-los no que for possível para saná-las.

Inicialmente, vamos precisar de uma janela bem iluminada, uma pequena mesa, a câmera fotográfica, um tripé, a morsa para fixar a isca, uma chapa plástica ou cartolina branca, um pedaço de EVA ou cartolina cinza, pequenos pedaços de cartolina ou chapa plástica branca, papel alumínio, espelho.

FAZENDO UM FUNDO INFINITO -
O fundo infinito, nada mais é que a chapa plástica ou a cartolina branca, fixada na parede por durex, fita adesiva ou de outra forma e apoiada na pequena mesa, onde faremos as fotografias. A chapa ficará apoiada em 90º na parede e na superficie da mesa e terá que ter a sua curvatura suave, sem canto vivo.
Este fundo servirá para fotografar objetos apoiados na sua superfície.
Normalmente utilizamos chapas plásticas devido a sua rigidez e pela possibilidade de não amassar como a cortolina durante o seu manuseio. Estas chapas deverão ser de cor branca leitosa, opaca, e pode ser em Acrílico, PET, PVC rígido ou Poliestireno (PSAI), estas ultimas são mais baratas, e são adquiridas em lojas que vendem material serigráfico.

Imagem
O Fundo infinito ...

A ILUMINAÇÃO -
Utilizo na grande maioria das vezes a iluminação natural, a chamada luz de janela, que proporciona sempre uma iluminação uniforme, agradável e sem sombras. Para tanto, posiciono o fundo infinito lateralmente a uma janela que existe na sala de meu escritório, onde o sol não atinge diretamente. Caso o sol incida diretamente, há a necessidade de colocar um tecido branco, fino e um pouco translúcido para atuar como cortina.
A mesma providência se fará necessária se a fonte de luz for artificial. É para "quebrar a dureza da luz e das sombras".

O POSICIONAMENTO DA CÂMERA -
A câmera deverá estar posicionada num tripé, defronte o fundo infinito, com a função Macro selecionada se a câmera for digital ou munida de uma objetiva Macro se for uma câmeral convencional, ou então, estar com tubos de extenSão ou filtros Close-up de modo a permitir a focalização à curta distância.
No caso de ser digital, é aconselhável checar o recurso White Balance, ou Balanço de Branco, para que as côres sejam as mais fiéis possíveis, principalmente se for utilizada como fonte de iluminação, lâmpadas ou iluminadores artificiais.

Imagem
A janela, o fundo infinito e o posicionamento da câmera...

FOTOGRAFANDO O OBJETO -
Ao fotografar utilizando o fundo branco, muitas vezes a fotometragem, que é a leitura da luz existente no ambiente, realizada automaticamente pela câmera, é "enganada" pelo excesso de luz refletida pelo fundo infinito, deixando quase sempre, a isca escura e com as corês alteradas. Para que isso não ocorra, e para evitar que muitas vezes, as côres dominantes da isca "invadam" as outras côres, utilizo um pedaço de espuma de PVC ou EVA cinza médio, posicionado atrás da isca, afastada o suficiente para que ao focalizar a isca, a superfície deste material permaneça desfocado. Prefiro este material por sua superfície ser rugosa, fôsca e não refletir luz ou reflexo.

Imagem
O EVA é apoiado no fundo infinito ...

Ao fotografamos a isca, é muito importante que preenchamos o quadro todo com a imagem a ser fotografada. Devemos evitar que espaços permaneçam entre o objeto e as margens da imagem. Devemos ter em mente que estas áreas vazias nada acrescentam à imagem e que devemos aproximar o máximo possível para ressaltar as côres, os brilhos, a forma e o desenho delas. As modernas câmeras digitais permitem aproximação de cerca de 4 cm no modo Macro na grande maioria das marcas disponíveis ... A Nikon possui alguns modelos de câmeras compactas que permitem a aproximação à 0,7 cm ...

Outra observação importante diz respeito ao preenchimento das sombras da imagem e a necessidade de intensificar os brilhos dos materiais utilizados para confecção das iscas. Neste passo entram em cena os pequenos "refletores" compostos por pedaços de cartolinas ou chapas plásticas brancas, metálicas, cromadas ou espelhos para fazer a luz refletir nas partes onde hajam sombras. Embora as fotos realizadas com a luz de janela não possuam grandes áreas sombreadas, o posicionamento corretos destes refletores enaltecem e muito as imagens.

Imagem

Imagem
Posicionamento dos refletores ...

Ao utilizar estes refetores, o fotógrafo deverá, observando o resultado do reflexo causado, procurar o melhor posicionamento dos refletores e quase sempre, deverá posicioná-los mantendo-os numa das mão para conseguir a melhor posição.
Feito isso, coloca-se a câmera no modo auto disparador, para não tremer na hora de acionar o obturador, desliga-se o flash, e se for possível escolher a abertura e a velocidade da câmera, coloca-se na menor abertura ou então na velocidade mais lenta possível e aciona-se o botão disparador.

COMPARANDO OS RESULTADOS -

Imagem
Esta imagem foi realizada sem a utilização dos refletores. Reparem na área sombreada do lado direito da imagem. No olho da isca pode-se ver de onde vem a iluminação, uma grande janela ...

Imagem
Nesta outra foto, foi utilizado um refletor branco por baixo da isca e outro metálico no lado esquerdo, posicionado na vertical, com um angulo de aproximadamente 45º, iluminando a parte trazeira da isca.
Note os brilhos conseguidos no Cristal Flash, que na primeira foto desapareceram completamente. Reparem no brilho da pinça da morsa. O contorno das penas utilizadas na confecção da cauda da isca.

A diferença para melhor é muito acentuada.

Como vocês podem ver, não é difícil, é apenas uma questão de rotina e de experimentação. E de ter evidentemente uma câmera que possua um mínimo de qualidade para obter boas imagens.

Caso hajam dúvidas, como disse, farei o possível para auxiliá-los no que for possível para dirimir as dúvidas. Espero que éste pequeno roteiro seja útil à vocês ...
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Dom Jun 01, 2008 11:22 am, em um total de 3 vezes.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Abr 15, 2005 2:04 pm

Tio... vou guardar esse link como uma bíblia... prá nunca mais perder... e vou aproveitar todas as dicas... obrigado.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

...

Mensagem por José Zuanon » Sex Abr 15, 2005 2:09 pm

Beleza Nersão!

Eu construí aluma coisa parecida com dois "hazy-lights" com tubos de PVC, lâmpadas fluorescentes de 20W e papel vegetal. Das minhas janelas, ou a luz não dá certo... e se for para o quintal ou a garagem vou acabar com uma das 3 cachorras engatadas em algum anzol :D :D :D
Como fundo infinito geralmente uso a própria placa de EVA. Tenho sempre por perto umas 3 cores: cinza, azul claro e verde claro assim posso mudar o contraste do objeto com o fundo.

Nunca lembrei de usar rebatedores.... da próxima vez irei usa-los... comprarei uns espelhos na lojas de 1,99....

:D Valeu!!! :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Cacosa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 875
Registrado em: Qui Set 09, 2004 9:18 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Cacosa » Sex Abr 15, 2005 2:24 pm

Valeu Nelsão !!!
A máquina eu tenho, agora vou comprar as chapas e mãos a obra.
Depois posto o resultado.
Cacosa
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Abr 15, 2005 5:03 pm

Diego escreveu:Tio... vou guardar esse link como uma bíblia... prá nunca mais perder... e vou aproveitar todas as dicas... obrigado.

Que bom que vai te ser útil, e sempre que tiver dúvidas, grite ...
Vou transformar este texto em página fixa mais tarde ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Sex Abr 15, 2005 7:06 pm

Doido d++++++++, e blza de Hairbug
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
alex
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Set 22, 2004 10:08 pm
Cidade:

uma senhora aula!

Mensagem por alex » Sex Abr 15, 2005 10:05 pm

valeu aí Nelson!

excelente!

uma preciosidade!

ótimo!

10!



alex-fortaleza
novato no flyfishing
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: ...

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Abr 16, 2005 6:12 am

José Zuanon escreveu:Beleza Nersão!

Eu construí aluma coisa parecida com dois "hazy-lights" com tubos de PVC, lâmpadas fluorescentes de 20W e papel vegetal. Das minhas janelas, ou a luz não dá certo... e se for para o quintal ou a garagem vou acabar com uma das 3 cachorras engatadas em algum anzol :D :D :D
Como fundo infinito geralmente uso a própria placa de EVA. Tenho sempre por perto umas 3 cores: cinza, azul claro e verde claro assim posso mudar o contraste do objeto com o fundo.

Nunca lembrei de usar rebatedores.... da próxima vez irei usa-los... comprarei uns espelhos na lojas de 1,99....

:D Valeu!!! :D

Fala Zé ...
Quero fazer uns testes com os novos LED´s de brilho intenso que foram lançados recentemente, emitem uma luz de extrema luminosidade, assim que fizer, coloco aqui.
O rebatedor é coisa simples, eu uso como superfície metálica, um plástico que tem a superfície cromada. Era de uma máquina Xerox ...rs... Tudo reciclado ...rs...
Pode usar pedaços de chapa de isopor com um papel alumínio colado nele.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Abr 16, 2005 6:13 am

Carlos Cacosa escreveu:Valeu Nelsão !!!
A máquina eu tenho, agora vou comprar as chapas e mãos a obra.
Depois posto o resultado.
Cacosa

Valeu Cacosa
Qualquer dúvida, grite ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Abr 16, 2005 6:15 am

Rodrigofly escreveu:Doido d++++++++, e blza de Hairbug


É fácil, nada complicado ...
Bom que vc gostou ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: uma senhora aula!

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Abr 16, 2005 6:17 am

alex escreveu:valeu aí Nelson!

excelente!

uma preciosidade!

ótimo!

10!



alex-fortaleza
Que nada, Alex, é coisa simples e fácil de ser feita ...
Quero ver vc fazendo as tuas fotos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Re: ...

Mensagem por José Zuanon » Sáb Abr 16, 2005 3:25 pm

NELSON MACIEL escreveu: Fala Zé ...
Quero fazer uns testes com os novos LED´s de brilho intenso que foram lançados recentemente, emitem uma luz de extrema luminosidade, assim que fizer, coloco aqui.
O rebatedor é coisa simples, eu uso como superfície metálica, um plástico que tem a superfície cromada. Era de uma máquina Xerox ...rs... Tudo reciclado ...rs...
Pode usar pedaços de chapa de isopor com um papel alumínio colado nele.
Minha esposa é prof. de odontopediatria e antes da digital ela usava uma macro 100 e ring flash.
Com a digital ela tem feito as fotos sem o ring flash. Aí eu vi aquele iluminador circular das Nikon digitais (acho que é com esses led's de brilho intenso)... Aí já comecei a pensar nas gambiarras, e achei numa loja de pesca, camping e etc, uma dessas lanternas de cabeça (head lamp) super compacta e com 4 ou 5 led's que emitem uma luz branca de boa qualidade. Essa que estou falando pode ficar com todas acesas, piscar, pulsar, sequencial, etc... parece uma "discoteca" rsrsrsr.
Mas efetivamente ainda não me empolguei o suficiente pra construir a gambiarra...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Sáb Abr 16, 2005 8:05 pm

Coloca mais foto de flies aí tio!
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Ricardo L Silva
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:02 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo L Silva » Sáb Abr 01, 2006 10:40 pm

Nelsão.... Dá pra fazer algo parecido com uma Sony DSC P200 ?
Se eu tomar os cuidados principais com o ambiente, essa máquina terá recursos suficientes para ficar uma foto legal.
Não consigo definir o que é mais prazeroso numa pescaria.... ...
Caniço de bambu e latinha de minhoca...ou Vara de fly e um belo streamer cortando o céu...! ((( "Principalmente muntado num caiaque" ))).
Mineirin
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Abr 03, 2006 2:22 pm

Ricardinho ...

Vou ver as características desta câmera e depois te falo ...
Mas se ela tiver modo Macro, sem problema ...
Valeu ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo L Silva
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:02 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo L Silva » Qua Abr 05, 2006 8:14 pm

Esta função é aquela que tem como símbolo uma flor ?
Se for, minha máquina pode fazer sim, e eu já percebi que dá melhor resultado ao fotografar de perto usando esta função.
Não consigo definir o que é mais prazeroso numa pescaria.... ...
Caniço de bambu e latinha de minhoca...ou Vara de fly e um belo streamer cortando o céu...! ((( "Principalmente muntado num caiaque" ))).
Mineirin
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Abr 06, 2006 8:30 am

Mineirin escreveu:Esta função é aquela que tem como símbolo uma flor ?
Se for, minha máquina pode fazer sim, e eu já percebi que dá melhor resultado ao fotografar de perto usando esta função.
É a própria... rs....
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Abr 06, 2006 3:12 pm

Mineirin escreveu:Esta função é aquela que tem como símbolo uma flor ?
Se for, minha máquina pode fazer sim, e eu já percebi que dá melhor resultado ao fotografar de perto usando esta função.

Esta mesmo amiguinho ...
Creio que vc estava achando que este ícone era para programar a máquina para vc fazer teu auto retrato, não ? ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo L Silva
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:02 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo L Silva » Sex Abr 07, 2006 5:12 pm

Lá vem com essas conversinhas de novo né Nersão,,,, aqui não chechennnnna , aqui tem café no bule ... ..... e eu sei lá porque esta P*** de função tem logo uma flor como ícone pô.... ...


Inté....
Não consigo definir o que é mais prazeroso numa pescaria.... ...
Caniço de bambu e latinha de minhoca...ou Vara de fly e um belo streamer cortando o céu...! ((( "Principalmente muntado num caiaque" ))).
Mineirin
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Abr 07, 2006 6:44 pm

Mineirin escreveu:Lá vem com essas conversinhas de novo né Nersão,,,, aqui não chechennnnna , aqui tem café no bule ... ..... e eu sei lá porque esta P*** de função tem logo uma flor como ícone pô.... ...


Inté....
Saporquê ?

Porque a primeira coisa que as pessoas querem fotografar no modo macro, são as flores ... Simples, né ...

E as fotos da nova morsa ? Quero ver a foto inteira, não só as pinças ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo L Silva
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:02 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo L Silva » Sáb Abr 08, 2006 9:31 pm

Vou tirar uma amanhã durante o dia e te envio, vou prepará-la num ambiente legal pra foto ficar bem feita rsss.... ...

Agora coloca a matéria aí pô.... ... rsrsrs
Não consigo definir o que é mais prazeroso numa pescaria.... ...
Caniço de bambu e latinha de minhoca...ou Vara de fly e um belo streamer cortando o céu...! ((( "Principalmente muntado num caiaque" ))).
Mineirin
Avatar do usuário
Valter Moraes
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Nov 08, 2006 3:22 am
Cidade:

Macros

Mensagem por Valter Moraes » Sáb Fev 10, 2007 6:28 pm

GRANDE NERRSON... nao tinha visto esta pagina aqui....

comprei uma cartolina mas acho q vou ter q comprar uma igual a sua da foto...mas nem sei se aqui tem.. pq aqui e o fim do mundo..kkkkkkkkkk

eu tenho uma W5 da sony... consigo fazer algumas fotos macros MAS tem hora q nao acho o fogo. sera pq nao da para aproximar muito sera isso. ou e a pensinha q aperta o botao mesmo.. rsrsrs

fiz esta foto olha p vc ver:

Imagem

MAIS UMA

Imagem


olha esta foto p vc ver ficou disfocada e nao consegui melhor ela de forma algumas mesmo tirando mais de 200 fotos... hehehehehhehe

ainda bem q o meu objetivo ficou um bom tem p me ajudar... imagina se tenho q tirar uma foto rapida aiaiaaiaiai...


ABRAÇAO P VC
PESCAR SOLTAR E PRESERVAR
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Fev 11, 2007 12:53 pm

Grande Valter,

Este fundo é uma chapa plástica, que pode ser adquirida em empresas que vendem material para serigrafia ...Vc pode utilizar chapas de PVC, Poliestireno (PSAI), PET ou ABS. Se não tiver um estabelecimento que venda este tipo de material aí, me avisa que eu te envio uma chapa destas para vc ... Sem custos ...
Quanto às fotos Macro, a utilização de um tripé, é primordial ... Sempre ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Paulo Vinicius Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1644
Registrado em: Qui Nov 23, 2006 6:46 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Vinicius Oliveira » Qua Fev 14, 2007 7:32 pm

Pow.. ai não vale....

Nelson tem um estudio pra fotografar.... ... as moscas.... ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Fev 14, 2007 8:19 pm

Estúdio ?
...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabiano_POA
CALOURO
Mensagens: 35
Registrado em: Qua Mai 30, 2007 1:53 pm
Cidade:

Mensagem por Fabiano_POA » Sex Jun 01, 2007 12:02 am

Eu como fotógrafo tenho que te parabenizar!! É isso ae mesmo, tudo certinho.

Nelson, caso tu queria, tenho um desafio!! :twisted:

Uma mosca com fundo branco, consegues?

[]´s
Avatar do usuário
Alexandre Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 9:06 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre Gonçalves » Sex Abr 18, 2008 9:21 pm

Poxa não tinha visto este tópico ainda!! :shock:
Muito bom!!
Mais uma q aprendi!!
Obrigado tio!!
Valew!!
Abçs :P
Avatar do usuário
Alan Leoncio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Set 24, 2006 7:37 pm
Cidade:

Mensagem por Alan Leoncio » Sáb Mai 31, 2008 8:10 am

Obrigado pela aula Nelsão!!


Abraço
Avatar do usuário
Carlos Guilherme
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5341
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 8:35 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos Guilherme » Sex Jun 27, 2008 10:40 pm

Boa Nersu!

Gostei...
DINO
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Seg Fev 02, 2009 11:44 am

Beleza de Tópico, Nelsão...
O Amigo poderia atualizá-lo, pois as fotos não mais estão aparecendo, por favor.
Obg e parabens pela postagem!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”