COMO FOTOGRAFAR MOSCAS, ISCAS E PEQUENOS OBJETOS.
Enviado: Sex Abr 15, 2005 12:15 pm
Amigos,
Como me foi solicitado um roteiro para fotografar moscas, vou procurar ser simples e objetivo. Se houverem dúvidas, por favor, postem-nas, eu procurarei dentro de meus parcos conhecimentos, auxiliá-los no que for possível para saná-las.
Inicialmente, vamos precisar de uma janela bem iluminada, uma pequena mesa, a câmera fotográfica, um tripé, a morsa para fixar a isca, uma chapa plástica ou cartolina branca, um pedaço de EVA ou cartolina cinza, pequenos pedaços de cartolina ou chapa plástica branca, papel alumínio, espelho.
FAZENDO UM FUNDO INFINITO -
O fundo infinito, nada mais é que a chapa plástica ou a cartolina branca, fixada na parede por durex, fita adesiva ou de outra forma e apoiada na pequena mesa, onde faremos as fotografias. A chapa ficará apoiada em 90º na parede e na superficie da mesa e terá que ter a sua curvatura suave, sem canto vivo.
Este fundo servirá para fotografar objetos apoiados na sua superfície.
Normalmente utilizamos chapas plásticas devido a sua rigidez e pela possibilidade de não amassar como a cortolina durante o seu manuseio. Estas chapas deverão ser de cor branca leitosa, opaca, e pode ser em Acrílico, PET, PVC rígido ou Poliestireno (PSAI), estas ultimas são mais baratas, e são adquiridas em lojas que vendem material serigráfico.
O Fundo infinito ...
A ILUMINAÇÃO -
Utilizo na grande maioria das vezes a iluminação natural, a chamada luz de janela, que proporciona sempre uma iluminação uniforme, agradável e sem sombras. Para tanto, posiciono o fundo infinito lateralmente a uma janela que existe na sala de meu escritório, onde o sol não atinge diretamente. Caso o sol incida diretamente, há a necessidade de colocar um tecido branco, fino e um pouco translúcido para atuar como cortina.
A mesma providência se fará necessária se a fonte de luz for artificial. É para "quebrar a dureza da luz e das sombras".
O POSICIONAMENTO DA CÂMERA -
A câmera deverá estar posicionada num tripé, defronte o fundo infinito, com a função Macro selecionada se a câmera for digital ou munida de uma objetiva Macro se for uma câmeral convencional, ou então, estar com tubos de extenSão ou filtros Close-up de modo a permitir a focalização à curta distância.
No caso de ser digital, é aconselhável checar o recurso White Balance, ou Balanço de Branco, para que as côres sejam as mais fiéis possíveis, principalmente se for utilizada como fonte de iluminação, lâmpadas ou iluminadores artificiais.
A janela, o fundo infinito e o posicionamento da câmera...
FOTOGRAFANDO O OBJETO -
Ao fotografar utilizando o fundo branco, muitas vezes a fotometragem, que é a leitura da luz existente no ambiente, realizada automaticamente pela câmera, é "enganada" pelo excesso de luz refletida pelo fundo infinito, deixando quase sempre, a isca escura e com as corês alteradas. Para que isso não ocorra, e para evitar que muitas vezes, as côres dominantes da isca "invadam" as outras côres, utilizo um pedaço de espuma de PVC ou EVA cinza médio, posicionado atrás da isca, afastada o suficiente para que ao focalizar a isca, a superfície deste material permaneça desfocado. Prefiro este material por sua superfície ser rugosa, fôsca e não refletir luz ou reflexo.
O EVA é apoiado no fundo infinito ...
Ao fotografamos a isca, é muito importante que preenchamos o quadro todo com a imagem a ser fotografada. Devemos evitar que espaços permaneçam entre o objeto e as margens da imagem. Devemos ter em mente que estas áreas vazias nada acrescentam à imagem e que devemos aproximar o máximo possível para ressaltar as côres, os brilhos, a forma e o desenho delas. As modernas câmeras digitais permitem aproximação de cerca de 4 cm no modo Macro na grande maioria das marcas disponíveis ... A Nikon possui alguns modelos de câmeras compactas que permitem a aproximação à 0,7 cm ...
Outra observação importante diz respeito ao preenchimento das sombras da imagem e a necessidade de intensificar os brilhos dos materiais utilizados para confecção das iscas. Neste passo entram em cena os pequenos "refletores" compostos por pedaços de cartolinas ou chapas plásticas brancas, metálicas, cromadas ou espelhos para fazer a luz refletir nas partes onde hajam sombras. Embora as fotos realizadas com a luz de janela não possuam grandes áreas sombreadas, o posicionamento corretos destes refletores enaltecem e muito as imagens.
Posicionamento dos refletores ...
Ao utilizar estes refetores, o fotógrafo deverá, observando o resultado do reflexo causado, procurar o melhor posicionamento dos refletores e quase sempre, deverá posicioná-los mantendo-os numa das mão para conseguir a melhor posição.
Feito isso, coloca-se a câmera no modo auto disparador, para não tremer na hora de acionar o obturador, desliga-se o flash, e se for possível escolher a abertura e a velocidade da câmera, coloca-se na menor abertura ou então na velocidade mais lenta possível e aciona-se o botão disparador.
COMPARANDO OS RESULTADOS -
Esta imagem foi realizada sem a utilização dos refletores. Reparem na área sombreada do lado direito da imagem. No olho da isca pode-se ver de onde vem a iluminação, uma grande janela ...
Nesta outra foto, foi utilizado um refletor branco por baixo da isca e outro metálico no lado esquerdo, posicionado na vertical, com um angulo de aproximadamente 45º, iluminando a parte trazeira da isca.
Note os brilhos conseguidos no Cristal Flash, que na primeira foto desapareceram completamente. Reparem no brilho da pinça da morsa. O contorno das penas utilizadas na confecção da cauda da isca.
A diferença para melhor é muito acentuada.
Como vocês podem ver, não é difícil, é apenas uma questão de rotina e de experimentação. E de ter evidentemente uma câmera que possua um mínimo de qualidade para obter boas imagens.
Caso hajam dúvidas, como disse, farei o possível para auxiliá-los no que for possível para dirimir as dúvidas. Espero que éste pequeno roteiro seja útil à vocês ...
Como me foi solicitado um roteiro para fotografar moscas, vou procurar ser simples e objetivo. Se houverem dúvidas, por favor, postem-nas, eu procurarei dentro de meus parcos conhecimentos, auxiliá-los no que for possível para saná-las.
Inicialmente, vamos precisar de uma janela bem iluminada, uma pequena mesa, a câmera fotográfica, um tripé, a morsa para fixar a isca, uma chapa plástica ou cartolina branca, um pedaço de EVA ou cartolina cinza, pequenos pedaços de cartolina ou chapa plástica branca, papel alumínio, espelho.
FAZENDO UM FUNDO INFINITO -
O fundo infinito, nada mais é que a chapa plástica ou a cartolina branca, fixada na parede por durex, fita adesiva ou de outra forma e apoiada na pequena mesa, onde faremos as fotografias. A chapa ficará apoiada em 90º na parede e na superficie da mesa e terá que ter a sua curvatura suave, sem canto vivo.
Este fundo servirá para fotografar objetos apoiados na sua superfície.
Normalmente utilizamos chapas plásticas devido a sua rigidez e pela possibilidade de não amassar como a cortolina durante o seu manuseio. Estas chapas deverão ser de cor branca leitosa, opaca, e pode ser em Acrílico, PET, PVC rígido ou Poliestireno (PSAI), estas ultimas são mais baratas, e são adquiridas em lojas que vendem material serigráfico.
O Fundo infinito ...
A ILUMINAÇÃO -
Utilizo na grande maioria das vezes a iluminação natural, a chamada luz de janela, que proporciona sempre uma iluminação uniforme, agradável e sem sombras. Para tanto, posiciono o fundo infinito lateralmente a uma janela que existe na sala de meu escritório, onde o sol não atinge diretamente. Caso o sol incida diretamente, há a necessidade de colocar um tecido branco, fino e um pouco translúcido para atuar como cortina.
A mesma providência se fará necessária se a fonte de luz for artificial. É para "quebrar a dureza da luz e das sombras".
O POSICIONAMENTO DA CÂMERA -
A câmera deverá estar posicionada num tripé, defronte o fundo infinito, com a função Macro selecionada se a câmera for digital ou munida de uma objetiva Macro se for uma câmeral convencional, ou então, estar com tubos de extenSão ou filtros Close-up de modo a permitir a focalização à curta distância.
No caso de ser digital, é aconselhável checar o recurso White Balance, ou Balanço de Branco, para que as côres sejam as mais fiéis possíveis, principalmente se for utilizada como fonte de iluminação, lâmpadas ou iluminadores artificiais.
A janela, o fundo infinito e o posicionamento da câmera...
FOTOGRAFANDO O OBJETO -
Ao fotografar utilizando o fundo branco, muitas vezes a fotometragem, que é a leitura da luz existente no ambiente, realizada automaticamente pela câmera, é "enganada" pelo excesso de luz refletida pelo fundo infinito, deixando quase sempre, a isca escura e com as corês alteradas. Para que isso não ocorra, e para evitar que muitas vezes, as côres dominantes da isca "invadam" as outras côres, utilizo um pedaço de espuma de PVC ou EVA cinza médio, posicionado atrás da isca, afastada o suficiente para que ao focalizar a isca, a superfície deste material permaneça desfocado. Prefiro este material por sua superfície ser rugosa, fôsca e não refletir luz ou reflexo.
O EVA é apoiado no fundo infinito ...
Ao fotografamos a isca, é muito importante que preenchamos o quadro todo com a imagem a ser fotografada. Devemos evitar que espaços permaneçam entre o objeto e as margens da imagem. Devemos ter em mente que estas áreas vazias nada acrescentam à imagem e que devemos aproximar o máximo possível para ressaltar as côres, os brilhos, a forma e o desenho delas. As modernas câmeras digitais permitem aproximação de cerca de 4 cm no modo Macro na grande maioria das marcas disponíveis ... A Nikon possui alguns modelos de câmeras compactas que permitem a aproximação à 0,7 cm ...
Outra observação importante diz respeito ao preenchimento das sombras da imagem e a necessidade de intensificar os brilhos dos materiais utilizados para confecção das iscas. Neste passo entram em cena os pequenos "refletores" compostos por pedaços de cartolinas ou chapas plásticas brancas, metálicas, cromadas ou espelhos para fazer a luz refletir nas partes onde hajam sombras. Embora as fotos realizadas com a luz de janela não possuam grandes áreas sombreadas, o posicionamento corretos destes refletores enaltecem e muito as imagens.
Posicionamento dos refletores ...
Ao utilizar estes refetores, o fotógrafo deverá, observando o resultado do reflexo causado, procurar o melhor posicionamento dos refletores e quase sempre, deverá posicioná-los mantendo-os numa das mão para conseguir a melhor posição.
Feito isso, coloca-se a câmera no modo auto disparador, para não tremer na hora de acionar o obturador, desliga-se o flash, e se for possível escolher a abertura e a velocidade da câmera, coloca-se na menor abertura ou então na velocidade mais lenta possível e aciona-se o botão disparador.
COMPARANDO OS RESULTADOS -
Esta imagem foi realizada sem a utilização dos refletores. Reparem na área sombreada do lado direito da imagem. No olho da isca pode-se ver de onde vem a iluminação, uma grande janela ...
Nesta outra foto, foi utilizado um refletor branco por baixo da isca e outro metálico no lado esquerdo, posicionado na vertical, com um angulo de aproximadamente 45º, iluminando a parte trazeira da isca.
Note os brilhos conseguidos no Cristal Flash, que na primeira foto desapareceram completamente. Reparem no brilho da pinça da morsa. O contorno das penas utilizadas na confecção da cauda da isca.
A diferença para melhor é muito acentuada.
Como vocês podem ver, não é difícil, é apenas uma questão de rotina e de experimentação. E de ter evidentemente uma câmera que possua um mínimo de qualidade para obter boas imagens.
Caso hajam dúvidas, como disse, farei o possível para auxiliá-los no que for possível para dirimir as dúvidas. Espero que éste pequeno roteiro seja útil à vocês ...