FOTO DISTORCIDA - AJUDA

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

FOTO DISTORCIDA - AJUDA

Mensagem por Adriano R Patussi » Seg Jul 15, 2013 9:03 am

Bom dia

Em uma viagem recente bati cerca de 3.000 fotos com minha nova máquina (Canon SX50HS) e, no geral, fiquei muito satisfeito com o resultado.

No entanto, algumas fotos ficaram com a imagem distorcida e "chapada", perdendo a proporção e a ideia de dimensão e profundidade.

Seguem abaixo três fotos que ficaram assim.

O que aconteceu? É algum defeito do modelo? É algum defeito da minha máquina especificamente? Será que isso é normal e tem a ver com a regulagem (distância focal, ângulo, etc)?

Obrigado

Fotos:

Repare como o rosto do meu filho (a esquerda) ficou esticado e deformado
Imagem


Repare como o rosto da minha filha (abaixo) e da pessoa que estava atrás ficaram deformados e sem profundidade
Imagem


Repare como tanto eu (a esquerda) como minha filha (a direita) ficamos largos e deformados
Imagem
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Beto Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1330
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 3:53 pm
Cidade:

Mensagem por Beto Andrade » Seg Jul 15, 2013 9:33 am

Veja o tipo de foco que tá programado. Parece que a máquina está com um foco bem centralizado e está desfocando o resto. Observe que as fotos que vc teve problema, as pessoas estavam em planos diferentes. Tente programar um foco mais espalhado que pegue mais pontos dentro do quadrado da foto.

Outra coisa que me chamou atenção foi o ISO. Todas as 3 fotos estão com ISO de 400. Não era pra ser assim. A Ultima foto em ambiente escuro não deveria estar com mesmo ISO da foto em ambiente claro como a primeira.

Coloque o ISO no automático.
Imagem Imagem
Fisgando Tucunaré com isca de Acarajé!
Avatar do usuário
Law Huei
ANZOL DE OURO
Mensagens: 547
Registrado em: Qua Nov 10, 2010 12:59 pm
Cidade:

Mensagem por Law Huei » Seg Jul 15, 2013 9:52 am

Opa,


Isso me parece ser distancia focal errada....como estava o ajuste da camera ? uma vez que o seu modelo permite o ajuste do dial para alterar abertura e velocidades?
Testou com o dial no verde (full automatico)?
Veja este artigo..

http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e ... rencia.htm
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Seg Jul 15, 2013 10:01 am

Beto Andrade escreveu:Veja o tipo de foco que tá programado. Parece que a máquina está com um foco bem centralizado e está desfocando o resto. Observe que as fotos que vc teve problema, as pessoas estavam em planos diferentes. Tente programar um foco mais espalhado que pegue mais pontos dentro do quadrado da foto.

Outra coisa que me chamou atenção foi o ISO. Todas as 3 fotos estão com ISO de 400. Não era pra ser assim. A Ultima foto em ambiente escuro não deveria estar com mesmo ISO da foto em ambiente claro como a primeira.

Coloque o ISO no automático.
Não deve ser questão de foco, pois se estivesse focando apenas o centro, as laterais ficariam desfocadas e não distorcidas.

Quanto ao ISO, sempre deixo no 400 pois é uma sensibilidade que dá para usar tanto em fotos com bastante luz, pouca luz, flash, movimento, etc.

Obrigado
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Seg Jul 15, 2013 10:06 am

Law Huei escreveu:Opa,


Isso me parece ser distancia focal errada... ...como estava o ajuste da camera ? uma vez que o seu modelo permite o ajuste do dial para alterar abertura e velocidades?
Testou com o dial no verde (full automatico)?
Veja este artigo..

http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e ... rencia.htm
Não costumo ajustar manualmente a abertura e velocidade. Só quando quero um resultado diferente daquele que o modo automático produz.

Como regra, uso na posição "P", que é um automático que possibilita alguns ajustes (como ISO, forçar flash, contra-luz, etc).

Vendo o artigo, dá para ver que é isso mesmo, pois essas três fotos em em comum a distância focal de 4mm, que é muito pequena. O ideal era dar alguns passos para traz e aumentar a distância focal.

Obrigado
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Adriano C. de Freitas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Fev 09, 2011 1:18 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano C. de Freitas » Seg Jul 22, 2013 10:14 am

Tudo bem xará?

A principio me parece a classica distorção de grande angular!

Repare que não só os rostos posicionados nas extremidades das fotos estão deformados, mas os objetos também....Repare na curvatura dos pilares e dos prédios.

Para ser esse o problema essas fotos devem ter sido tiradas na menor distância focal da lente...foi isso?

Se for, faça um teste...num sulfite imprima um quadrado, cole na parede e posicione a camera na mesma altura do quadrado a uns 2 metros de distancia e tire a foto com a menor "comprimento" da sua lente

Provavelmente esse quadrado ficará um trapézio na foto...aumente o comprimento focal para 50mm e refaça o teste, provavelmente o quadrado sairá "quadrado"...rs

A situação piora ainda mais se você deslocar a câmera para baixo ou para cima no primeiro teste!!

Se o problema for esse, é normal para todas as câmeras em grande angular...

A correção pose ser digital (via PS é Filtro/Distorção/Correção de Lente ) ou aumentar o comprimento focal, sempre se posicionar na mesma altura e direção que objetivo da foto (paisagem ou grupo de pessoas) e dar uns passos para trás!!!...rs

Espero ter ajudado!!

Abs!!
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Seg Jul 22, 2013 10:26 am

Adriano C. de Freitas escreveu:Tudo bem xará?

A principio me parece a classica distorção de grande angular!

Repare que não só os rostos posicionados nas extremidades das fotos estão deformados, mas os objetos também... ...Repare na curvatura dos pilares e dos prédios.

Para ser esse o problema essas fotos devem ter sido tiradas na menor distância focal da lente...foi isso?

Se for, faça um teste...num sulfite imprima um quadrado, cole na parede e posicione a camera na mesma altura do quadrado a uns 2 metros de distancia e tire a foto com a menor "comprimento" da sua lente

Provavelmente esse quadrado ficará um trapézio na foto...aumente o comprimento focal para 50mm e refaça o teste, provavelmente o quadrado sairá "quadrado"...rs

A situação piora ainda mais se você deslocar a câmera para baixo ou para cima no primeiro teste!!

Se o problema for esse, é normal para todas as câmeras em grande angular...

A correção pose ser digital (via PS é Filtro/Distorção/Correção de Lente ) ou aumentar o comprimento focal, sempre se posicionar na mesma altura e direção que objetivo da foto (paisagem ou grupo de pessoas) e dar uns passos para trás!!!...rs

Espero ter ajudado!!

Abs!!
Bom dia

Exatamente isso. Muito obrigado
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”