SAICANGA - IV - estações do ano X pesca (ATUALIZADO)

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

SAICANGA - IV - estações do ano X pesca (ATUALIZADO)

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Ago 05, 2006 8:25 pm

abaixo o que pude acompanhar durante o ano com as saicangas, pesquei-as com varas #2 , #4 , #5 e #6...
se eu tiver que escolher uma única vara para ir pesca-las escolheria uma boa vara #5, não é pelo tamanho deste peixinho, como vcs devem imaginar, e sim para poder levar até eles em grandes arremessos (acima de 20 metros geralmente, para se pescar com conforto), iscas lastradas e algumas vezes de volume relativamente grande.
Hoje as caço na maioria das vezes com uma vara #4, mas no inverno, sinto necessidade de uma vara um pouco mais potente.
Vale ressaltar aqui, que durante o outono, a pesca da saicanga pode ser prejudicada pelos robalos pequenos (+- 15 a 28 cm) que sobem os rios comendo todo mundo... ehh... digo... comendo de tudo...(hahahahahahaha) não que sso seja ruim... mas é comum você ir pescar saicangas e voltar "robalado" pra casa.

Imagem

Já na primavera... voltar "lambarizado" pode se tornar uma realidade no mínimo plausível...

abraços e boas caçadas aos futuros amantes deste fabuloso ictio.


Primavera

Imagem

Segunda desova – Reprodução
Desova da sobra das ovas do inverno.
Pesca de pequenos e médios exemplares aproximadamente: 16,4 cm

Comportamento pouco arisco. (facilidade de capturar mais de 10 indivíduos no cardume)
Seletivas. Iscas pequenas.
Trabalho: de nenhum a muito rápido
Varas:#3 ou #4 ação média rápida ou progressiva. Linhas flutuantes, leader flutuante e tippet flutuante ou sinking.

Preferência por locais claros, rasos e na sombra com corrente relativamente lenta. Cardumes de vários à centenas de elementos. As maiores ficam em pequenos grupos. Geralmente as menores se localizam próximas ao capim e as maiores, um pouco mais afastadas em direção ao centro do rio. A disputa de alimento é grande junto aos lambaris, que também estão muito ativos.

Iscas mais eficientes: Wooly bugger, caddis ao final da tarde, formigas secas com asas brancas e scuds nas bordas de corredeiras rasas. Pequenas nymphas de cabeça dourada.


Menor anzol: #16 (geralmente evita o lambari)
Maior anzol: #10


Verão

Imagem

Segundo pico alimentar
Pós-reprodução
Exemplares tamanho variado entre 8 a 25 cm

Um pouco mais ariscas
Nada seletivas...
Trabalho de isca: toques curtos e contínuos, simulando uma fuga.
Varas #4 ou #5 ação média rápida ou progressiva, linhas flutuantes com leader sinking.

Cardume de centenas de indivíduos circulando em todas as localidades do rio, se destacando as entradas e saídas de corredeiras, para os maiores exemplares. Desde o limite ente a rápida e o redemoinho da lenta, na saida...(exatamente onde a corredeira freia e faz seu canal do poço principal), ou de um a dois metros antes da corredeira. No começo da manhã, meio do dia e final da tarde... Durante o resto do dia, procurar próximo ao capim, nas sombras.

Iscas mais eficientes: Cockroach grizzly e marrom, wooly bugger preta e vermelha, EP minnow pequenas, scuds, wooly worm.
Iscas que nunca testei mas acredito serem extremamente eficientes nesta época: madame X e grassroper e cupins...

Anzol minímo: #14
Anzol máximo: #8

Outono

Imagem

Primeiro pico alimentar
Pré-reprodução
Pesca de grandes indivíduos acima de 25 cm

Extremamente ariscas
Pouco seletivas
Trabalho: de nenhum a muito rápido
Varas #5 ação média rápida. Linhas flutuantes, leader flutuante e tippet flutuante ou sinking.

Cardumes menores em todo o rio, se destacando as saídas de corredeira, para os maiores exemplares, no limite ente e a rápida e o redemoinho da lenta...(exatamente onde a corredeira freia e faz seu canal do poço principal). No começo da manhã, meio do dia e final da tarde... Durante o resto do dia, procurar próximo ao capim, nas sombras. E demais estruturas...

Iscas mais eficientes: Wooly bugger, caddis ao final da tarde, pequenas nymphas de cabeça dourada, Cockroach grizzly e marrom, wooly bugger várias cores, EP minnow pequenas.

Menor anzol: #16 (tente fazer streamers deste tamanho... Não irá se arrepender).
Maior anzol: #8



Inverno

Imagem

Primeira desova - Reprodução
Pesca de grandes indivíduos
Não raramente ultrapassam os 30 a 35 cm.
(a saicanga começa a desova quando as águas atingem temperaturas inferiores a 18°C)

Extremamente ariscas
São seletivas em determinados dias.
Trabalho: rápido, imitando fuga.
Varas #6 ação média rápida, linhas flutuantes com leader sinking.

Cardumes pequenos em todo o rio, se destacando as saídas de corredeira, para os maiores exemplares, no limite ente e a rápida e o redemoinho da lenta...(exatamente onde a corredeira freia e faz seu canal do poço principal e em suas zonas periféricas). No começo da manhã, meio do dia e final da tarde... Durante o resto do dia, procurar próximo ao capim, nas sombras.
Nesta época é possível ter ataques fulminantes na superfície... Particularmente nunca tive um, mas já as vi atacar iscas de bait na superfície, quase como se fossem traíras.

Iscas mais eficientes: Grandes nymphas de cabeça metálica, emergers ao final da tarde, Cockroach grizzly e marrom e amarelo, chartreuse ou rosa; Wooly bugger preta e em tons de verde oliva, EP minnow pequenas, vermelho e branco.
Maior produtividade com as nymphas, mas elas devem ser trabalhadas como streamers... Pequenos toques e recolhimento extremamente lento, variando ao rápido.

Menor anzol: #12
Maior anzol: #6

CARDÁPIO DO ANO

1° lugar no ranking saicangófago:

Imagem

2° lugar

Imagem

Imagem

3° preferido

Imagem
zigópiteras

Imagem
mayfly

Imagem
stonefly

4° - em noite de gala e sobremesas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
que delícia de petiscos ein?

Editado pela última vez por Rubens Gorben em Dom Ago 06, 2006 11:06 pm, em um total de 4 vezes.
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sáb Ago 05, 2006 8:56 pm

Rubens, parabéns mais uma vez.
Estou gostando muito dos seus artigos e realmente são novidades muito bem vindas neste mundo dos bass,robalos e outros esportivos.
Pesco um pouco com fly e meu primeiros peixes foram os lambaris.Vou procurar rios aqui na Grande Florianópolis com as caracetrísticas para a saicanga e vamos tentar com os ensinamentos fornecidos.
Acho que são rios de água clara e com pedras. Não é ?

Abraço !

Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Ago 05, 2006 9:05 pm

Gilson escreveu:Rubens, parabéns mais uma vez.
Estou gostando muito dos seus artigos e realmente são novidades muito bem vindas neste mundo dos bass,robalos e outros esportivos.
Pesco um pouco com fly e meu primeiros peixes foram os lambaris.Vou procurar rios aqui na Grande Florianópolis com as caracetrísticas para a saicanga e vamos tentar com os ensinamentos fornecidos.
Acho que são rios de água clara e com pedras. Não é ?

Abraço !

Gilson
Não sei se ele teria resistência a determinada salinidade... mas a princípio é um animal exclusivo de água doce...
Na pior das hipóteses, venha à Joinville e vamos pescar...

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sáb Ago 05, 2006 10:02 pm

Rubens, obrigado pelo convite.
Existem rios em São Pedro , Anitápolis e outras cidades que formam a Grande Florianópolis que são de água doce e se pesca lambaris e outros peixes.Vou verificar nestes lugares.

Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Mário Elizeu
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 438
Registrado em: Ter Mai 16, 2006 7:06 pm
Apelido: Elizeu
Cidade: São José
Estado: SC

Mensagem por Mário Elizeu » Dom Ago 06, 2006 12:15 am

Gilson escreveu:Rubens, obrigado pelo convite.
Existem rios em São Pedro , Anitápolis e outras cidades que formam a Grande Florianópolis que são de água doce e se pesca lambaris e outros peixes.Vou verificar nestes lugares.

Gilson
Boa noite! Estou acompanhando todos os artigos aqui colocados pelo nosso amigo Rubens, os quais acho excelentes; Meus parabéns. Já pesco saicangas há alguns anos, principalmente na localidade de Bom Retiro, interior do estado. Mas eu quero dar uma dica ao nosso amigo Gilson, pois no último ano descobri um rio bem próximo a nós, localizado entre Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, chamado de Pilões, que você deve conhecer, ótimo para pescaria de saicangas e robalos.
Imagem
----------
"O egoísmo e o sentimento de "auto-suficiência" pode tornar-nos felizes durante uma hora ou um dia, mas faz-nos carentes, mesquinhos e fracassados durante a vida inteira." (Paolo Mantegazza)
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Dom Ago 06, 2006 12:35 am

Mário Elizeu escreveu:
Gilson escreveu:Rubens, obrigado pelo convite.
Existem rios em São Pedro , Anitápolis e outras cidades que formam a Grande Florianópolis que são de água doce e se pesca lambaris e outros peixes.Vou verificar nestes lugares.

Gilson
Boa noite! Estou acompanhando todos os artigos aqui colocados pelo nosso amigo Rubens, os quais acho excelentes; Meus parabéns. Já pesco saicangas há alguns anos, principalmente na localidade de Bom Retiro, interior do estado. Mas eu quero dar uma dica ao nosso amigo Gilson, pois no último ano descobri um rio bem próximo a nós, localizado entre Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, chamado de Pilões, que você deve conhecer, ótimo para pescaria de saicangas e robalos.
Boa Noite Mário, obrigado pela dica.

Abraço!

Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Beto Vaucher
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 303
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:23 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Beto Vaucher » Dom Ago 06, 2006 1:22 pm

Mosqueiros de Floripa

Costumo visitar com frequencia a minha irmã que mora
em florianópolis na Praia da Armação do Pantano do Sul.

Lá costumo pescar robalinhos no FLY e uma ou duas vezes por ano
vamos até a cidade de Antonio Carlos (15 ou20 kmao norte de Floripa)
onde pescamos lambaris em rios de agua limpa .

Mantenham contato e vamos pescar com mosca na Ilha da Magis.

Um abraço

Beto Vaucher
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Dom Ago 06, 2006 1:32 pm

Cara, seus tópicos sobre esse peixe despresado por alguns, mas amados por outros, que ainda não tive a oportunidade de pegar, são todos exelentes ! Parabéns !
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Dom Ago 06, 2006 7:16 pm

Beto Vaucher escreveu:Mosqueiros de Floripa

Costumo visitar com frequencia a minha irmã que mora
em florianópolis na Praia da Armação do Pantano do Sul.

Lá costumo pescar robalinhos no FLY e uma ou duas vezes por ano
vamos até a cidade de Antonio Carlos (15 ou20 kmao norte de Floripa)
onde pescamos lambaris em rios de agua limpa .

Mantenham contato e vamos pescar com mosca na Ilha da Magis.

Um abraço

Beto Vaucher
Beto,quando vir a Floripa manda um e-mail para combinarmos uma pescaria.

Abraço!
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Dom Ago 06, 2006 11:16 pm

~~Gabriel~~ escreveu:Cara, seus tópicos sobre esse peixe despresado por alguns, mas amados por outros, que ainda não tive a oportunidade de pegar, são todos exelentes ! Parabéns !
Obrigado Gabriel...

Não "era" um grande peixe... mas quando a gente começa a juntar as informações e peças do quebra-cabeças... o bicho fica até com cara de truta...(hahahahahahahahahaha) sem ofensas aos salmonídeos é claro...
já gostava de pesca-las antes destes artigos, agora então... nem se fala...

É um bicho curioso, parte lambarí, parte cachorra e parte piranha... deve ter nascido duma suruba dos infernos...

abração, i "vamo-ki-vamo" fazendo o marketing da saicanga...
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Ago 07, 2006 8:44 am

Parabéns novamente.... e esse lance do cardápio ficou muito bom também! :D :D :D :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Hugo Andre Ravaneda
ANZOL DE OURO
Mensagens: 921
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 3:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hugo Andre Ravaneda » Ter Ago 08, 2006 3:11 pm

Isso, isso msm Rubens, continua escrevendo bastante... na teoria eu já to craque, agora só falta na prática... rs... parabéns Rubão, realmente esses depoimentos são d uma utilidade incrível pra quem quer se lançar na pescaria d saicangas... obrigado...
PESCADÔ DE LOBÓ!!!

PROCURA-SE!!!

Uma boa mulher que saiba limpar e cozinhar peixes. Que possa catar minhocas e que seja proprietária de um barco com motor.

Obs: Interessadas enviar fotos do BARCO e do MOTOR.

Abção!!!
Avatar do usuário
Faria.
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 496
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 1:34 pm
Cidade:

Mensagem por Faria. » Qua Ago 30, 2006 3:12 pm

Boa tarde


Rubens, parabens pela matéria, hehehehehe trabaiô bastante hein? heheheheheh.



Abração santista.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qui Mai 16, 2013 8:43 pm

Dizem não ser de bom tom reavivar tópico antigo, se não tivermos algo significativo a lhe acrescentar...: Dane-se!
Fantástico! como todos d+ textos do Autor.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”