Mensagem
por Douglas Lenz » Qua Set 19, 2018 8:34 am
Este é um assunto que sempre chama minha atenção.
Faz algum tempo que me tornei um "minimalista" ativo e militante, não me permito mais acumular nada.
Durante muito tempo sempre tive o pensamento aquele que todos conhecem, "ahh, vou guardar, uma hora quando eu precisar eu tenho". Tolice! Há mais de 5 anos adotei a seguinte postura. Coisas que não uso a um bom tempo, pego na mão e penso, eu vou usar hoje? eu vou usar amanhã? Se ambas respostas forem não, jogo fora, faço uma doação ou vendo.
Comecei a fazer isso com tudo, coisas de hobbies e coisas de uso na vida. Como pratico mais hobbies além da pesca, as coisas vão acumulando e podem sair do controle. Hoje sou muito prático nesta questão, caixas de iscas de bait, analisem as suas e separem as iscas que não foram molhadas nos últimos 3 anos... irão se assustar com certeza. A gente pesca sempre com as mesmas o resto é tudo enfeite e o pior é uma pressão psicológica do "uma hora eu uso".
Hoje pesco muito mais de Fly do que de bait acho que exatamente por isso, pela quantidade de coisas pra se levar. 3 caixas de moscas que cabem no porta luvas do carro é suficiente para pescar em qualquer lugar que costumo frequentar. Enquanto que com o material de bait, vocês bem sabem, as vezes o porta malas não é suficiente.
Se pararmos para pensar na quantidade de iscas, ferramentas, acessórios, etc.etc. que compramos com a intenção de "um dia vou precisar e quando eu precisar eu vou ter". Mas as vezes a morte chega antes deste dia... e as esposas e os filhos depois do funeral darão tudo para quem não saberá cuidar ou simplesmente colocaram no lixo.
Este é um exercício que incomoda... abram suas caixas de iscas e façam esta reflexão.
As caixas de iscas são apenas uma metáfora para tantas outras coisas (materiais ou não ) que temos nas nossas vidas, quantas coisas temos que nunca usaremos ou que não nos tem mais valor, mas ainda às carregamos ou às possuímos pela simples angústia do ter e do possuir ou o que é pior o medo de mudar.
As coisas são incríveis, as vezes é mais fácil, divorciar de uma mulher que nos acompanha há anos do que de uma vara quebrada que nunca terá conserto ou de uma isca que nunca foi usada da nossa caixa de iscas.