Cara, vc é um verdadeiro artista. Parabens!!! Qual a sua provissão? AoJosé Zuanon escreveu:O pessoal tá me cobrando uns tutoriais... o tempo tá curto... então vai este "ensaio de tutorial pro pessoal ter uma idéia.
Primeiro eu usei uma ripa de balsa de 6mm (1/4') de espessura. Cortei tiras longitudinais acompanhando o sentido das fibras da madeira com largura varinando entre 2 e 2,5 cm. Essas tiras foram cortadas em pares de pedaços menores com tamanhos variados de 4,5cm até 8cm.
Agrupados os pares, foram feitas caixas de lastro na metade posterior das iscas do tipo "trick" que funcionam como stick e possuem uma garatéia só.
Nas iscas com duas garatéias a caixa de lastro fica mais centralizada.
Em seguida é feita a ferragem. Eu uso fio de ortodontia. Eu prefiro esse tipo devido a sua têmpera que permite fazer com mais facilidade as curvas e dobras necessárias. Eu uso também os alicates de ortodontia para fazer essas dobras. Existem uma infinidade de modelos desenhados para fazer tipos específicos de dobras e curvas nos fios.
Eu dobro as pontas dos fios de maneira que possam ser cravadas na madeira, aumentando assim a resistência à tração.
Nesta isca de duas garatéias pode-se notar a caixa de lastro mais centralizada.
Nesta outra isca maior, podemos ver a caixa de lastro centralizada e a caixa de ratling. Desenhei o perfil da isca tb pelo lado de dentro para que fique mais didático....
Em seguida as partes são coladas com cola de madeira Cascorex (amarelada). Nas iscas que possuem ratling é preciso tomar muito cuidado na colagem. Eu tenho usado bolinhas de aço nestas iscas. Uso grampos C e ripinhas para proteger as iscas na hora do aperto.
Depois de coladas, desenho o perfil das iscas e faço os cortes e a "lapidação". As caixas de lastro e ratling eu faço usando um mini formão,estiletes, etc.
A lapidação da isca eu uso uma navalha descartável. No laboratório onde trabalho faço contes histológicos num micrótomo. Este aparelho usa navalhas descartáveis para tirar cortes de 5 micrometros de espessura. Depois de alguns blocos cortados, essas navalhas são descartadas. Eu as reutilizo nas minhas iscas. Com uma navalha usada consigo lapidar umas 3 iscas antes dela perder totalmente o corte.
Nessa hora é preciso cuidado pra não atingir nem a caixa de ratling nem a de lastro.
Deixo o dorso das iscas mais "gordo" e as barricas e a cauda mais "magras".
Depois dou acabamento com lixa d'água por serem mais resistentes.
Depois vem a pintura o e/ou a colagem da imagem de papel, etc....
mas isso fica pra proxima edição.... ...
ver seu material (alicates, arames) lembrei logo de minha namorada, ela faz odontologia e no final de semana passado estava tentado ajuda-la a entortar estes araminhos. Da próxima vez faço os pitões de minhas iscas (sem ela saber é claro )