MINI-tutorial dos pitões -
- Mauro Nakatani
- GARATÉIA DE PRATA
MINI-tutorial dos pitões -
COmo havia prometido, tentei fazer um mini-tutorial, deu nisso ai.... ....kkkkkkk, quase desisti de mandar mas, como se diz por aqui, ninguém e obrigado a prometer, mas prometeu tem de cumprir.... ...
devagar que é longo.... ...
precisa de um parafuso ou coisa parecida para fixar o arame para endurece-lo.... ....só serve pra arame.... ...
Furadeira,
uma chapinha, pra fixar, prender o arame, na falta pode amarrar num prego mesmo, cuidado pois quando aplicar a força da furadeira pode voar ou arrebentar, vai devagar
Arame fixado, quando o arame é grosso, não escapa facil, arames mais finos e melhor amarrar bem
Na Broca da furadeira, agora e imprimir toques ate que o arame fique bem duro e reto, facil de manusear, o arame no caso é desses galvanizados nr 10 ou 12 (2 mm de espessura), não enferruja facil não.
Arames ja prontos para uso
gabarito montado num caibro de Ipe, recomendo usar algo pesado e duro, afinal foi dificil de endurecer.... ....o arame....kkkkk
Faça uma pequena marca no arame com auxilio de uma lima, para facilitar na dobra
Arame ajustado, com a marca bem rente ao ultimo esteio
Faço a dobra e
Coloco o prego que servira de molde da argola
Sequencia até o corte,
Limpa as arestas, corrije se entortar e finalmente fecha com um alicate
Testa para ver se não tem nada prendendo
Uma lima de ourives para dar acabamento
Polindo com uma escova do Dremel
Preparando pra rosca
Faço uma apontamento, ponta, para facilitar do cossinete trabalhar
Cossinete montado, com a tarracha nr 3X0,5, a menor que consegui encontrar, tem uma 3X0,35 mas não consegui encontrar se alguém conseguir me avise
Logo que começar a girar de um pinguinho de oleo para facilitar
Propaganda gratis, no Mercalo Livre por R$ 20,00, + frete
Montado para testar no dimamometro "tabajara" do Maurão"
Marcando cerca de 60 lbs, ou 30 kgs, essa ferramenta de pesar PY, marca até 110 lbs, dá para ver que esta quase no meio....kkkk
Depois do teste, nem a argola abriu nem a rosca cedeu, vamos ver na pratica depois.... ......confesso que foi o amaximo de força que consegui imprimir, vou almoçar de pois acho que consigo mais....kkkk
Senhores, isso tudo é de um amadorismo hilariante, mas isso somos nós, amadores brincando de fazer hobby de passatempo, caso algum engenheiro queira fazer correções fique a vontade, duvido que um dia ele tenha coragem de usar um desses, mas sim nós, que queremos e ver a coisa aberta e destroçada, só para aumentar o tamanho do bocudo que escapou.... .....kkkkkk
Aceito qualquer modificação possivel, afinal a troca de ideias é que torna realidade nossas brincadeiras, e por favor não façam e encomendas, eu não me atreveria e fazer nenhum desses para vender, mas se algum doido quiser "dado" pra experiencias maleficas, e só pedir....kkkk
Abração a todos, principalmente a aqueles que só vão ler esse topico na semana que vem, pois provavelmente estarão pescando nesse, enquanto eu to aqui enferrujando.... ......
Fiz um up-grade do modo de entortar com ajuda de um parafuso, segue ai
Acho que dá para entender.
devagar que é longo.... ...
precisa de um parafuso ou coisa parecida para fixar o arame para endurece-lo.... ....só serve pra arame.... ...
Furadeira,
uma chapinha, pra fixar, prender o arame, na falta pode amarrar num prego mesmo, cuidado pois quando aplicar a força da furadeira pode voar ou arrebentar, vai devagar
Arame fixado, quando o arame é grosso, não escapa facil, arames mais finos e melhor amarrar bem
Na Broca da furadeira, agora e imprimir toques ate que o arame fique bem duro e reto, facil de manusear, o arame no caso é desses galvanizados nr 10 ou 12 (2 mm de espessura), não enferruja facil não.
Arames ja prontos para uso
gabarito montado num caibro de Ipe, recomendo usar algo pesado e duro, afinal foi dificil de endurecer.... ....o arame....kkkkk
Faça uma pequena marca no arame com auxilio de uma lima, para facilitar na dobra
Arame ajustado, com a marca bem rente ao ultimo esteio
Faço a dobra e
Coloco o prego que servira de molde da argola
Sequencia até o corte,
Limpa as arestas, corrije se entortar e finalmente fecha com um alicate
Testa para ver se não tem nada prendendo
Uma lima de ourives para dar acabamento
Polindo com uma escova do Dremel
Preparando pra rosca
Faço uma apontamento, ponta, para facilitar do cossinete trabalhar
Cossinete montado, com a tarracha nr 3X0,5, a menor que consegui encontrar, tem uma 3X0,35 mas não consegui encontrar se alguém conseguir me avise
Logo que começar a girar de um pinguinho de oleo para facilitar
Propaganda gratis, no Mercalo Livre por R$ 20,00, + frete
Montado para testar no dimamometro "tabajara" do Maurão"
Marcando cerca de 60 lbs, ou 30 kgs, essa ferramenta de pesar PY, marca até 110 lbs, dá para ver que esta quase no meio....kkkk
Depois do teste, nem a argola abriu nem a rosca cedeu, vamos ver na pratica depois.... ......confesso que foi o amaximo de força que consegui imprimir, vou almoçar de pois acho que consigo mais....kkkk
Senhores, isso tudo é de um amadorismo hilariante, mas isso somos nós, amadores brincando de fazer hobby de passatempo, caso algum engenheiro queira fazer correções fique a vontade, duvido que um dia ele tenha coragem de usar um desses, mas sim nós, que queremos e ver a coisa aberta e destroçada, só para aumentar o tamanho do bocudo que escapou.... .....kkkkkk
Aceito qualquer modificação possivel, afinal a troca de ideias é que torna realidade nossas brincadeiras, e por favor não façam e encomendas, eu não me atreveria e fazer nenhum desses para vender, mas se algum doido quiser "dado" pra experiencias maleficas, e só pedir....kkkk
Abração a todos, principalmente a aqueles que só vão ler esse topico na semana que vem, pois provavelmente estarão pescando nesse, enquanto eu to aqui enferrujando.... ......
Fiz um up-grade do modo de entortar com ajuda de um parafuso, segue ai
Acho que dá para entender.
Editado pela última vez por Mauro Nakatani em Sáb Jul 04, 2009 8:03 pm, em um total de 1 vez.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
- Antonio Luiz Zepone Jr.
- ANZOL DE ALUMÍNIO
- GARATÉIA DE PRATA
O Arame sem torcer é "mole" ou "macio" se preferir, dai não oferece resitencia nem para fixa-lo. e assim "rigido" ele se torna mais resistente.Antonio Luiz Zepone Jr. escreveu:Só por curiosidade.
Porque tem que "torcer" o arame antes. Pelo que entendi os primeiros passos são para isso, e não entendi porque não se pode fazer a rosca diretamente no arame como original. Só uma curiosidade não entendo nada disso. kkkkk. Mas admiro os trabalhos artesanais.
- Sidnei Ferreira
- ANZOL DE OURO
Gostei do tutorial, tá bem fácil de acompanhar.
Só fico na dúvida se o lado que vai o anzol não merecia uma limada para ficar mais fino e facilitar a colocação do sprit ring, isto é, caso não comprometesse a resistência final.
Se quiser me mandar uns para testar,eu eceito de coração.
Abraço e grato por dividir seus conhecimentos conosco.
Só fico na dúvida se o lado que vai o anzol não merecia uma limada para ficar mais fino e facilitar a colocação do sprit ring, isto é, caso não comprometesse a resistência final.
- Mauro Nakatani
- GARATÉIA DE PRATA
No caso eu recomendaria colocar o splint antes de fechar, para facilitar, ou direto a garatéia, se bem que tem de ser grande.Sidnei Ferreira escreveu:Maurão , vc é genial mesmo...
- Maurício Mesquitta
- ANZOL DE OURO
- Felipe Kazan
- GARATÉIA DE PRATA
- GARATÉIA DE PRATA
Capricho e muito tempo sobrando.... ....kkkkkkk, fiz uns cem hoje, a mão tá dolorida.... ...
Pus um up-grade no modo de entortar, usando um parafuso ficou bem mais facil do que com um prego.
Montando uma sequencia, dá para fazer varios numa hora, pelo menos um por minuto....kkkkkk
Abraços.
Pus um up-grade no modo de entortar, usando um parafuso ficou bem mais facil do que com um prego.
Montando uma sequencia, dá para fazer varios numa hora, pelo menos um por minuto....kkkkkk
Abraços.
- Nicola Aidinis
- GARATÉIA DE BRONZE
Mauro... você é "S"oda... parabéns pelo tutorial.
ja abri tema novo no outro tópico dos professores pardais.... rsssss
parabéns
ja abri tema novo no outro tópico dos professores pardais.... rsssss
parabéns
Editado pela última vez por Nicola Aidinis em Dom Jul 05, 2009 12:05 pm, em um total de 1 vez.
Ser pescador não te trará muitos amigos,
Mas com certeza serão os amigos certos.
Nicola
- NELSON MACIEL
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
- Estado: PR
- Contato:
- José Zuanon
- GARATÉIA DE OURO
Esse sistema de arame torcido é, ou era, muito usado para fechar gaiolas artesanais... Além de ficar resistente, o acabamento é ímpar... Ô saudade!!!mauro nakatani escreveu:O Arame sem torcer é "mole" ou "macio" se preferir, dai não oferece resitencia nem para fixa-lo. e assim "rigido" ele se torna mais resistente.Antonio Luiz Zepone Jr. escreveu:Só por curiosidade.
Porque tem que "torcer" o arame antes. Pelo que entendi os primeiros passos são para isso, e não entendi porque não se pode fazer a rosca diretamente no arame como original. Só uma curiosidade não entendo nada disso. kkkkk. Mas admiro os trabalhos artesanais.
E façamos nossas as palavras do Sidnei... Hoje em dia, mais do que nunca, a artesania merece ser valorizada, e quando compartilhada, não há valor que pague... Parabéns Mauro!
Abraços da Equipe FrogLine
- Francis Charles
- ANZOL DE OURO
- GARATÉIA DE BRONZE
- Marcos Kaminski
- ANZOL DE PRATA
- GARATÉIA DE PRATA
Pelo contrario, se voce tentar passar o cossinete quando a arame "mole", ele não consegue, acaba torcendo o arame, tem de estar duro senão nao entra no "cossinete"... ... ...Nicola Aidinis escreveu:Mauro, uma pergunta com alto teor de inteligência rssss.... .....
depois que torceu o arame, isso não atrapalha ao passar o Cossinete?
- Mauro Nakatani
- GARATÉIA DE PRATA
Conta-se que um além mar conhecido nosso ao ver um cotonete teve a brilhante idéia de "inventar" um fosforo de duas cabeças, com relativo sucesso e empolgado continuou pondo todo a sua criatividade , até tropeçar num prego de duas cabeças, que esta encalhado sem utilidade.
Enquanto isso eu vou "criando alternativas"... ....kkkkkk, até esbarrar no prego de duas cabeças.... ...
Para facilitar antes de fechar , ou então, deixando o pitão aberto e fecha-lo quando estiver na isca, facilita as coisas
Da também para fazer calibres menores, o problema e a rosca, no caso eu fiz cortes leves e sequencias com uma ferramenta do Dremel, um disco, segura bem, mas tem de colar com epoxi.
Enquanto isso eu vou "criando alternativas"... ....kkkkkk, até esbarrar no prego de duas cabeças.... ...
Para facilitar antes de fechar , ou então, deixando o pitão aberto e fecha-lo quando estiver na isca, facilita as coisas
Da também para fazer calibres menores, o problema e a rosca, no caso eu fiz cortes leves e sequencias com uma ferramenta do Dremel, um disco, segura bem, mas tem de colar com epoxi.
- Rodrigo Silvestre
- ANZOL DE OURO
Parábens pela sua criatividade Mauro, só uma pergunta. A madeira balsa, comporta fixar esse pitoes ou ele se solta com facilidade por ela ser muito mole?
Abraço
Rodrigo Silvestre
Abraço
Rodrigo Silvestre
se foi bom.... ... .....podia ser melhor
se foi grande.... .....podia ser maior
mas se foi ruim....podia ser pior
Pense nisso
se foi grande.... .....podia ser maior
mas se foi ruim....podia ser pior
Pense nisso
- Mauro Nakatani
- GARATÉIA DE PRATA
Balsa não recomendo não, para confeccionar helices eu uso caixeta (mapurá) ou pinho, prefiro uma madeira mais dura, mesmo colando com epoxi, a balsa cede.Rodrigo Silvestre escreveu:Parábens pela sua criatividade Mauro, só uma pergunta. A madeira balsa, comporta fixar esse pitoes ou ele se solta com facilidade por ela ser muito mole?
Abraço
Rodrigo Silvestre
Até para tornear a balsa é muito complicado, por ser muito macia, os cortes ficam muito rapidos.
- Andre Taneguchi
- ANZOL DE BRONZE
- GARATÉIA DE OURO
- Jonas Eloi de Almeida
- ANZOL DE BRONZE
Muito boa sua idéia!!