Qual a relação entre potência (HP) e velocidade.
- Moura Geraldo Antônio
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Qual a relação entre potência (HP) e velocidade.
Estou querendo saber se há uma relação entre potencia do motor de popa e a velocidade máxima que se pode ter por HP.
Sei que o peso é determinante no desempenho quanto menor o peso melhor será o rendimento, li que o ideal é de 28 KG por HP.
O que quero saber com determinada potência chegarei ao máximo a velocidade X.
Meu objetivo é saber se estou tirando o melhor proveito de meu motor de popa.
Sei que o peso é determinante no desempenho quanto menor o peso melhor será o rendimento, li que o ideal é de 28 KG por HP.
O que quero saber com determinada potência chegarei ao máximo a velocidade X.
Meu objetivo é saber se estou tirando o melhor proveito de meu motor de popa.
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio e espero a vontade passar.
- Jairo Prates
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Moura minha opinião seria o seguinte ... ......
O q vc quer num barco !!!!!!!!!.
velocidade !
O q eu vejo q vc tem big fish e com 60 hp etec . tbém tinha um conjunto meio parecido.nesse conjunto minha veloc max 39 milhas.
agora se vc por um 90 hp pode aumentar consideravel talvez 50 milhas, nesse seu conjunto o q ficaria com uma baita velocidade, agora vc poderia por tbém um 115 vai aumentar bem mais ... .... Agora vc tem q pensar mas será q pode por esses motores com vai ficar estabildade etc etc
Já vi um barco marujo 6 m com 115 etc. e tbém um com 75 etc.
Agora um bass boats classic 5 m funciona com 90 ate 200 hp.
Agora o q eu vejo seria o seguinte , quem quer velocidade sem mudar de barco, tem varias maneiras para aumentar instalar jack, usar hélice com passo bem mais alto , aliviar o maximo de peso, dependendo do motor e do barco é possivel sei lá talvez aumentar de 10 a 20 % essa velocidade ou talvez até mais.
Agora sobre um determinado peso, e uma certa potencia de uma embarção não saberia te dizer , essa relação peso potencia , para chegar a um valor.. tantos kgs por hp.... ....
O q vc quer num barco !!!!!!!!!.
velocidade !
O q eu vejo q vc tem big fish e com 60 hp etec . tbém tinha um conjunto meio parecido.nesse conjunto minha veloc max 39 milhas.
agora se vc por um 90 hp pode aumentar consideravel talvez 50 milhas, nesse seu conjunto o q ficaria com uma baita velocidade, agora vc poderia por tbém um 115 vai aumentar bem mais ... .... Agora vc tem q pensar mas será q pode por esses motores com vai ficar estabildade etc etc
Já vi um barco marujo 6 m com 115 etc. e tbém um com 75 etc.
Agora um bass boats classic 5 m funciona com 90 ate 200 hp.
Agora o q eu vejo seria o seguinte , quem quer velocidade sem mudar de barco, tem varias maneiras para aumentar instalar jack, usar hélice com passo bem mais alto , aliviar o maximo de peso, dependendo do motor e do barco é possivel sei lá talvez aumentar de 10 a 20 % essa velocidade ou talvez até mais.
Agora sobre um determinado peso, e uma certa potencia de uma embarção não saberia te dizer , essa relação peso potencia , para chegar a um valor.. tantos kgs por hp.... ....
- Moura Geraldo Antônio
- ANZOL DE PRATA
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Nada haver com meu conjunto.
O q quero saber, qual a velocidade maxima q se pode ter com determinada potencia, acredito q haja um multiplicador vezes a potência é = velocidade X, chegara a uma velocidade proxima que se deve ter com determinado motor.
O q quero saber, qual a velocidade maxima q se pode ter com determinada potencia, acredito q haja um multiplicador vezes a potência é = velocidade X, chegara a uma velocidade proxima que se deve ter com determinado motor.
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- João A. Ghellere
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Moura acredito que deva haver uma conta para isto. (q calcule o máximo de velc de um barco chegue, naum que vá atingir tal, pois temos limitande de giros do motor X giros de hélice X passo de hélice), mas com certeza nesta conta iria constar peso da embarcação. E depois vai haver tipo de casco e etc. etc, etc.
Vai falando aí que daqui a pouco, apareçem pessoas mais experientes pra te ajudar.
Vai falando aí que daqui a pouco, apareçem pessoas mais experientes pra te ajudar.
Dê o peixe ao homem, ele comerá um dia. Ensina a pescar e ele vai querer, comprar varas de carbono, carretilha da shimano, anzois com ponta de diamante, linha multifilamento, lider de fluor carbono, barco, motor, GPS, sonar. etc etc etc
- Moura Geraldo Antônio
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- Breno Henrique
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- Kennedy Ricardo
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Segundo o Fabrício Biguá, grande estudioso a respeito do assunto, no tópico http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =74&t=5902 ele comenta:
"Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente)
1 - Vamos usar uma fórmula básica.
RPM X Relação X Passo X 0,0009469 = Velocidade Máxima Teórica
2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário)
3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar:
5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h.
Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk..."
"Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente)
1 - Vamos usar uma fórmula básica.
RPM X Relação X Passo X 0,0009469 = Velocidade Máxima Teórica
2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário)
3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar:
5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h.
Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk..."
Fishing in the World.... bait casting, catch and release...
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- ANZOL DE OURO
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DR. não sei qual formula seria por HP mas pode acontecer de usar o mesmo motor e cascos diferente com mesmo peso e um andar mais que o outro. Tem muita variação para isso; formato, tipo de material, etc.
O que realmente se usa é a velocidade teorica, para ter um norte em seus resultados.
O que vc precisa ficar preocupado é o SLIP, ou seja, a perca da velocidade teorica para velocidade real.
Quanto menor o slip, melhor aproveitamento vc terá do seu conjunto.
Com relação a peso, eu achei um numero aproximado sobre o que coloco ou tiro do meu barco para ganhar ou perder velocidade.
1x, 2x ou 3x pessoas por exemplo.
Espero que tenha ajudado
Grande abraço
O que realmente se usa é a velocidade teorica, para ter um norte em seus resultados.
O que vc precisa ficar preocupado é o SLIP, ou seja, a perca da velocidade teorica para velocidade real.
Quanto menor o slip, melhor aproveitamento vc terá do seu conjunto.
Com relação a peso, eu achei um numero aproximado sobre o que coloco ou tiro do meu barco para ganhar ou perder velocidade.
1x, 2x ou 3x pessoas por exemplo.
Espero que tenha ajudado
Grande abraço
- Moura Geraldo Antônio
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Kennedy Ricardo escreveu:Segundo o Fabrício Biguá, grande estudioso a respeito do assunto, no tópico http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =74&t=5902 ele comenta:
"Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente)
1 - Vamos usar uma fórmula básica.
RPM X Relação X Passo X 0,0009469 = Velocidade Máxima Teórica
2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário)
3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar:
5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h.
Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk..."
Pessoal... pelo que eu estudei de física e mecânica (e não foi muito... hehehehehe!!!) esta fórmula me parece muito plausível.
A única coisa é que não se usa a relação, é o inverso dela ou seja:
Velocidade máxima teórica = RPM * 1/Relação * Passo * 0,0009469
Ela tem todos os elementos:
1º Uma característica do motor que é a Relação.
2º Os elementos RPM e Passo são inversamente proporcionais, isto é aumenta-se o Passo e a RPM vai diminuir, mantendo o resultado.
3º Uma constante inventada pelo homem.
Além do mais fica um resultado que seria o ideal (máximo teórico), inatingível, como se o motor não tivesse peso ou causasse atrito.
Para se obter o resultado real deve-se saber um coeficiente de arrasto (atrito com a água), que será particular de cada barco, e levará em conta: se ele é rebitado ou soldado, o atrito do material de que é feito e da tinta aplicada (alumínio/madeira/fibra); a hidrodinâmica do projeto; o peso etc. Aí sim fica difícil de calcular, sendo mais prático o método de tentativa e erro, que é o que usamos.
Ou seja, não esperem uma fórmula muito diferente dessas e nem uma que calcule a velocidade final para cada conjunto de barco e motor
Também tive um motor Sea Pro desses e fizemos muitos testes, não lembro bem a velocidade máxima mas não passava de 32 mph.
Uma coisa que fiquei em dúvida: tenho a impressão que o resultado exemplificado pelo amigo é em milhas terrestres não náuticas. Será que que é isso?
O tópico ficaria muito interessante se alguns amigos colocassem as características de seu motores para calcularmos a VMTMP (velocidade máxima teórica do motor de popa heheheheheheh!!!), a fim de ver se a fórmula realmente funciona.
Abraço a todos.
- João A. Ghellere
- ANZOL DE OURO
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Como leigo que sou creio que seja algo poor aí, mas deve haver o peso e arrasto do casco, (talvez seja mencionado no último número, o q naum é variavel). /???????????????????
Dê o peixe ao homem, ele comerá um dia. Ensina a pescar e ele vai querer, comprar varas de carbono, carretilha da shimano, anzois com ponta de diamante, linha multifilamento, lider de fluor carbono, barco, motor, GPS, sonar. etc etc etc
- Marcio Freitag
- GARATÉIA DE BRONZE
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Re: R
Isto mesmo... esse número é uma constante, inventada pelo autor da fórmula, serve para ajustar uma multiplicação entre RPM, Relação do motor e passo da hélice para no final dar um resultado de velocidade. Isto é bem comum em físicaJoão A. Ghellere escreveu:Como leigo que sou creio que seja algo poor aí, mas deve haver o peso e arrasto do casco, (talvez seja mencionado no último número, o q naum é variavel). /???????????????????
Sendo assim, conforme já exposto acima, a fórmula calcula um número teórico, como se o motor fosse andar sozinho, descartado qualquer arrasto, até o do próprio motor!
A diferença entre o valor tórico e o real é fruto do arrasto, e varia pra cada embarcação. Isto sim fica difícil calcular previamente, é mais fácil simplesmente colocar o barco na água e medir.
Na verdade essa diferença serve de noção de quanto o casco e a montagem são bem projetados.