Motor elétrico se afogou - o que fazer?
- Gilberto Almeida
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Motor elétrico se afogou - o que fazer?
Emprestei meu velho motor elétrico minnkotta para um amigo e ele fez o favor de naufragar o com o barco em que estava acoplado o meu motor.
Isso aconteceu em uma represa e o barco ficou emborcado por uns cinco minutos.
Na hora do acidente o motor estava conectado a bateria, mas não estava funcionando, estava desligado. Após o acontecido o motor nunca foi ligado.
A minha dúvida é a respeito de ter entrado água no motor elétrico por meio do tubo por onde passam as fiações. Caso isso tenha acontecido, qual seria a forma adequada de lidar com a situação para conseguir manter o motorzinho funcionando? Se é que isso seja possível.
Obrigado a todos
Isso aconteceu em uma represa e o barco ficou emborcado por uns cinco minutos.
Na hora do acidente o motor estava conectado a bateria, mas não estava funcionando, estava desligado. Após o acontecido o motor nunca foi ligado.
A minha dúvida é a respeito de ter entrado água no motor elétrico por meio do tubo por onde passam as fiações. Caso isso tenha acontecido, qual seria a forma adequada de lidar com a situação para conseguir manter o motorzinho funcionando? Se é que isso seja possível.
Obrigado a todos
Perto de muita água tudo é feliz
- NELSON MACIEL
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Re: Motor elétrico se afogou - o que fazer?
GilbertoGilberto Almeida escreveu:Emprestei meu velho motor elétrico minnkotta para um amigo e ele fez o favor de naufragar o com o barco em que estava acoplado o meu motor.
Isso aconteceu em uma represa e o barco ficou emborcado por uns cinco minutos.
Na hora do acidente o motor estava conectado a bateria, mas não estava funcionando, estava desligado. Após o acontecido o motor nunca foi ligado.
A minha dúvida é a respeito de ter entrado água no motor elétrico por meio do tubo por onde passam as fiações. Caso isso tenha acontecido, qual seria a forma adequada de lidar com a situação para conseguir manter o motorzinho funcionando? Se é que isso seja possível.
Obrigado a todos
O Motor precisa ser desmontado e seco ... Tanto a cabeça quanto o torpedo. Se não fizer isso, a umidade presente vai prejudicar o funcionamento do motor ...
Se vc não souber como faze-lo, procure um técnico especializado.
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- Hercy Junio Magalhães
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Re: Motor elétrico se afogou - o que fazer?
Gilberto Almeida escreveu:Emprestei meu velho motor elétrico minnkotta para um amigo e ele fez o favor de naufragar o com o barco em que estava acoplado o meu motor.
Isso aconteceu em uma represa e o barco ficou emborcado por uns cinco minutos.
Na hora do acidente o motor estava conectado a bateria, mas não estava funcionando, estava desligado. Após o acontecido o motor nunca foi ligado.
A minha dúvida é a respeito de ter entrado água no motor elétrico por meio do tubo por onde passam as fiações. Caso isso tenha acontecido, qual seria a forma adequada de lidar com a situação para conseguir manter o motorzinho funcionando? Se é que isso seja possível.
Obrigado a todos
Desmonte e limpe com WD 40 para não oxidar,se precisar retirar o motor do tubo para fazer a limpeza ao reconectar use trava rosca liquido de boa qualidade.
Hercy Junio Magalhães
- Gilberto Almeida
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- Angelo Roberto
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Este motor é fácil de mais:
-Parte do motor
-Retire o hélice
-Solte os dois parafusos que o hélice esconde
-Vai sair o rotor (parte que vira) e o estator (parte fixa)
-Deixe ambos ao sol por uns 3 dias
-Aproveite este tempo e troque o retentor que vai na tampa (entre tampa e eixo do rotor).
-Limpe os anéis de vedação em ambas as extremidades do estator.
-Limpe o coletor (local com laminas de cobre, onde tocam as escocas) com uma lixa d´água bem fina.
Para montar
-Encaixe o rotor tomando cuidado com as escovas
-Utilize um pedaço de madeira para segurar o rotor pela ponta do eixo
-Encaixe o estator (sempre segurando o rotor no lugar, o imã é forte e pode atrair o rotor)
-Recoloque os parafusos no luga e o hélice também)
-Uma pequena borrifada de WD no estator, não exagere.
Parte superior
-Solte os seis parafusos que unem as duas partes
-O ideal e passar um jato de ar comprimido na chave (o ideal seria abri-la e seca-la)
-O Cano é só virar para baixo retirando o excesso de água, depois volte-o a posição normal deixando ao sol
-Só remontar e testar.
(O ideal seria levar a um técnico, mas é bom aprender pois se acontece no meio de uma pescaria já vai saber se virar)
Quando abrir as tampas tire umas fotos para não esquecer dos encaixes da chave e da trava do manche.
QQ coisa da um toque que a gente ajuda.
Abç.
[/u]
-Parte do motor
-Retire o hélice
-Solte os dois parafusos que o hélice esconde
-Vai sair o rotor (parte que vira) e o estator (parte fixa)
-Deixe ambos ao sol por uns 3 dias
-Aproveite este tempo e troque o retentor que vai na tampa (entre tampa e eixo do rotor).
-Limpe os anéis de vedação em ambas as extremidades do estator.
-Limpe o coletor (local com laminas de cobre, onde tocam as escocas) com uma lixa d´água bem fina.
Para montar
-Encaixe o rotor tomando cuidado com as escovas
-Utilize um pedaço de madeira para segurar o rotor pela ponta do eixo
-Encaixe o estator (sempre segurando o rotor no lugar, o imã é forte e pode atrair o rotor)
-Recoloque os parafusos no luga e o hélice também)
-Uma pequena borrifada de WD no estator, não exagere.
Parte superior
-Solte os seis parafusos que unem as duas partes
-O ideal e passar um jato de ar comprimido na chave (o ideal seria abri-la e seca-la)
-O Cano é só virar para baixo retirando o excesso de água, depois volte-o a posição normal deixando ao sol
-Só remontar e testar.
(O ideal seria levar a um técnico, mas é bom aprender pois se acontece no meio de uma pescaria já vai saber se virar)
Quando abrir as tampas tire umas fotos para não esquecer dos encaixes da chave e da trava do manche.
QQ coisa da um toque que a gente ajuda.
Abç.
[/u]
- Gilberto Almeida
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Já desmontei todo o motor (torpedo), é, realmente, bem simples, sem partes complicadas ou peças pequenas.
Vou seguir as dicas do Angelo e vou colocando aqui o meu progresso. Nessa madrugada parto para parte superior do motorzinho.
Tinha uns 150ml de água dentro do torpedo.
Muito obrigado pessoal.
Vou seguir as dicas do Angelo e vou colocando aqui o meu progresso. Nessa madrugada parto para parte superior do motorzinho.
Tinha uns 150ml de água dentro do torpedo.
Muito obrigado pessoal.
Perto de muita água tudo é feliz
- Angelo Roberto
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Aproveite e troque o retentor se ele estivesse bom pelo tempo que falou não teria entrado água.Gilberto Almeida escreveu:Já desmontei todo o motor (torpedo), é, realmente, bem simples, sem partes complicadas ou peças pequenas.
Vou seguir as dicas do Angelo e vou colocando aqui o meu progresso. Nessa madrugada parto para parte superior do motorzinho.
Tinha uns 150ml de água dentro do torpedo.
Muito obrigado pessoal.
Em casas que vende rolamentos normalmente tem, inclusive tem um nacional que só difere 0,5mm na parte externa, ai é levar a tampa em um torneiro e pedir para dar um passe.
E se foi água doce não esquente é só secar bem que ele vai aguentar bastante, estes motores são porrudos.
- Walther Volpini
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- Esse sabe muito , um verdadeiro Prof. Pardal .Angelo Roberto escreveu:Aproveite e troque o retentor se ele estivesse bom pelo tempo que falou não teria entrado água.Gilberto Almeida escreveu:Já desmontei todo o motor (torpedo), é, realmente, bem simples, sem partes complicadas ou peças pequenas.
Vou seguir as dicas do Angelo e vou colocando aqui o meu progresso. Nessa madrugada parto para parte superior do motorzinho.
Tinha uns 150ml de água dentro do torpedo.
Muito obrigado pessoal.
Em casas que vende rolamentos normalmente tem, inclusive tem um nacional que só difere 0,5mm na parte externa, ai é levar a tampa em um torneiro e pedir para dar um passe.
E se foi água doce não esquente é só secar bem que ele vai aguentar bastante, estes motores são porrudos.
- Angelo Roberto
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Maruyama escreveu:- Esse sabe muito , um verdadeiro Prof. Pardal .Angelo Roberto escreveu:Aproveite e troque o retentor se ele estivesse bom pelo tempo que falou não teria entrado água.Gilberto Almeida escreveu:Já desmontei todo o motor (torpedo), é, realmente, bem simples, sem partes complicadas ou peças pequenas.
Vou seguir as dicas do Angelo e vou colocando aqui o meu progresso. Nessa madrugada parto para parte superior do motorzinho.
Tinha uns 150ml de água dentro do torpedo.
Muito obrigado pessoal.
Em casas que vende rolamentos normalmente tem, inclusive tem um nacional que só difere 0,5mm na parte externa, ai é levar a tampa em um torneiro e pedir para dar um passe.
E se foi água doce não esquente é só secar bem que ele vai aguentar bastante, estes motores são porrudos.
Marú sempre gostei de aprender, principalmente sobre as coisas das quais dependo.
Saber um pouco sobre elétricos e popa é uma necessidade de todo pescador, pois mesmo que mantenhamos os bichos em ordem, sempre vão dar pau na água.
Mais dicas veja o site abaixo, em reforma de motor elétrico, um excelente trabalho do Naclinho.
http://www.naclinho.com
- Edson Marques
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- Edson Marques
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Angelo, na verdade não.Angelo Roberto escreveu:Edson o motor esta com o retentor ferrado?
O que aconteceu foi que o motor fechou curto na chave seletora. Desmontei o torpedo para verificar se estava entrando água. Agora ele está funcionando apenas na posição 5 (avante) com a potência da posição 1.
Estou aguardando chegar a chave seletora para ver se ele volta a funcionar normalmente.
Você tem alguma dica para me passar?
Abraços
- Angelo Roberto
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Edson Marques escreveu:Angelo, na verdade não.Angelo Roberto escreveu:Edson o motor esta com o retentor ferrado?
O que aconteceu foi que o motor fechou curto na chave seletora. Desmontei o torpedo para verificar se estava entrando água. Agora ele está funcionando apenas na posição 5 (avante) com a potência da posição 1.
Estou aguardando chegar a chave seletora para ver se ele volta a funcionar normalmente.
Você tem alguma dica para me passar?
Abraços
Edson pelas fotos tem sinais evidentes de entrada de água, aproveita e troca o retentor e os o`rings da carcaça.
E a possível corrente de fuga, teste o isolamento da bobina que faz a variação de velocidade.
-Há zinabre na carcaça (sinal de eletrólise)
-O aspecto do coletor que é característico de água + pó de escova).
-O estator tem oxidação e pó da escova encrostado.
-O tipo de sujeita interna é o pó da escova + água.
-O local do eixo onde fica o retentor não esta polido.
-Há pequenas gotículas em algumas fotos.
(Escova também conhecida como carvão)
- Jean Marcell Melere
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Recebi esses dias uma revista Galileu, que deu uma dica importante sobre "eletronicos afogados". Deichar os componentes mergulhados no arroz, pois o arroz suga a umidade (assim como se usa arroz para nao umidecer o sal). Na revista o exemplo era de um celular que caiu na agua, que deveria ser mergulhado no arroz por 3 dias +-.
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
- Angelo Roberto
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Jean haja arroz.(rsrsrsrsrs)Jean Marcell Melere escreveu:Recebi esses dias uma revista Galileu, que deu uma dica importante sobre "eletronicos afogados". Deichar os componentes mergulhados no arroz, pois o arroz suga a umidade (assim como se usa arroz para nao umidecer o sal). Na revista o exemplo era de um celular que caiu na agua, que deveria ser mergulhado no arroz por 3 dias +-.
Tirando a brincadeira de lado, até poderia ser usado Jean, porem a umidade no caso do motor também está nas entranhas do laminado do rotor aonde os grão de arroz não entrariam, e por aproximação levariam muito mais tempo.
O mais indicado a fazer neste caso seria:
-Uma boa lavada no conjunto com querosene
-Uma boa passada de ar comprimido para retirar o excesso
-Secagem em uma estufa(menos tempo) ou deixar ao sol (mais tempo)
-Uma leve borrifada de WD
-Uma passada de ar comprimido para retirar o excesso de óleo.
- Edson Marques
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Angelo,Angelo Roberto escreveu:Edson Marques escreveu:Angelo, na verdade não.Angelo Roberto escreveu:Edson o motor esta com o retentor ferrado?
O que aconteceu foi que o motor fechou curto na chave seletora. Desmontei o torpedo para verificar se estava entrando água. Agora ele está funcionando apenas na posição 5 (avante) com a potência da posição 1.
Estou aguardando chegar a chave seletora para ver se ele volta a funcionar normalmente.
Você tem alguma dica para me passar?
Abraços
Edson pelas fotos tem sinais evidentes de entrada de água, aproveita e troca o retentor e os o`rings da carcaça.
E a possível corrente de fuga, teste o isolamento da bobina que faz a variação de velocidade.
-Há zinabre na carcaça (sinal de eletrólise)
-O aspecto do coletor que é característico de água + pó de escova).
-O estator tem oxidação e pó da escova encrostado.
-O tipo de sujeita interna é o pó da escova + água.
-O local do eixo onde fica o retentor não esta polido.
-Há pequenas gotículas em algumas fotos.
(Escova também conhecida como carvão)
eu não entendi essa parte:
"-O local do eixo onde fica o retentor não esta polido"
Abraço
- Angelo Roberto
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Edson conforme a imagem acima:
1- A região que o retentor toca o eixo fica com brilho perfeito, (parecendo uma aliança no eixo)
esta marca some com o desgaste do retentor.
Fora isto os indícios internos do motor contatam o contato com água.
2- O coletor onde as escovas fazem contato deveria ter no minimo um aspecto liso e brilhante,
aquela massa acinzentada entre uma lamina e outra demostra que houve água por ali.
3- O aspecto encrostado no rotor também indicam a presença de água.
O negócio é jogar fora? Não.
Provavelmente uma boa limpeza já ajudará bastante, se o defeito só estiver na chave seletora legal, uma lixa d´água super fina ira limpar bem o eixo e o coletor. Ai é só trocar o retentor.
Mas atenção com todos estes indícios de água e zinabre há possibilidade de curto ou massa entre a bobina de velocidade e a carcaça do motor, esta é a parte mais preocupante. Efetue um teste de isolação, o ideal seria um aparelho especifico, na ausência deste um multímetro na escala de "OHM" já ajudara, se não tiver este, pode fazer um teste série com uma lampada.
Me desculpe, falei de uma forma didática achando que você não entende de eletricidade, caso entenda já sabe o que fazer e eu escrevi demais.
Um detalhe que ia esquecendo: Mesmo com um pouco de água doce dentro o motor pode funcionar, mas na sequência ocorrem outros problemas.
QQ coisa me de um toque que estou a disposição.
Abç.
- Eduardo Sone
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Edu você falando assim haverá um monte de pescador abrindo o elétrico e enchendo de arroz.Eduardo Sone escreveu:Com este tópico, agora estou entendo muito do meu elétrico!! Principalmente a parte do arroz!! Brincadeirinha!! rsrsrs
Aqui é f*da.... ... se perguntar, sempre haverá alguma resposta!
Abraxx
Edu
O principio do arroz é o mesmo dos cristais de sílica, aquele famoso saquinho que vem em dentro da embalagem de equipamentos eletrônicos.