Direção dura para a esquerda
- Jefferson Yoshizumi
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1120
- Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
- Cidade:
Direção dura para a esquerda
Pessoal, acabamos de pegar um Bass Trick com pouco uso. Mercury 90 carburado. Hoje foi a estréia dele na água e sentimos uma grande dificuldade para virar para a esquerda no volante. Para a direita tava normal.
Quando o barco está parado, conseguimos mover normalmente para os 2 lados.
O anodo tem uma regulagem de uns 2 ou 3 cliques para cada lado.
Ele veio com um clique para a direita.
Ajustamos para o centro e aparentemente ficou mais dura a direção ainda.
No final do dia, depois de sair da água deixamos ajeitado o contrário. Tudo para a direita. Faltou testar desse jeito...
Essa regulagem do anodo tem alguma coisa a ver? Ou serve apenas para corrigir a rotação do hélice?
Poderia ser algum ajuste de cabo?
Quando o barco está parado, conseguimos mover normalmente para os 2 lados.
O anodo tem uma regulagem de uns 2 ou 3 cliques para cada lado.
Ele veio com um clique para a direita.
Ajustamos para o centro e aparentemente ficou mais dura a direção ainda.
No final do dia, depois de sair da água deixamos ajeitado o contrário. Tudo para a direita. Faltou testar desse jeito...
Essa regulagem do anodo tem alguma coisa a ver? Ou serve apenas para corrigir a rotação do hélice?
Poderia ser algum ajuste de cabo?
- João Caparroz
- ANZOL DE ALUMÍNIO
- Mensagens: 67
- Registrado em: Qui Abr 12, 2007 8:54 pm
- Cidade:
Re: Direção dura para a esquerda
Jefferson provavelmente vc deve estar usando uma caixa de direcao tipo a Safe - T q nesses barcos mesmo com o trim ajustado o esforco no volante se torna desconfortavel, para acabar com isso o ideal e trocar a caixa para uma NFB, se a sua caixa atual for teleflex o cabo e o mesmo pra ambas as caixas.Jefferson Yoshizumi escreveu:Pessoal, acabamos de pegar um Bass Trick com pouco uso. Mercury 90 carburado. Hoje foi a estréia dele na água e sentimos uma grande dificuldade para virar para a esquerda no volante. Para a direita tava normal.
Quando o barco está parado, conseguimos mover normalmente para os 2 lados.
O anodo tem uma regulagem de uns 2 ou 3 cliques para cada lado.
Ele veio com um clique para a direita.
Ajustamos para o centro e aparentemente ficou mais dura a direção ainda.
No final do dia, depois de sair da água deixamos ajeitado o contrário. Tudo para a direita. Faltou testar desse jeito...
Essa regulagem do anodo tem alguma coisa a ver? Ou serve apenas para corrigir a rotação do hélice?
Poderia ser algum ajuste de cabo?
abc
- Jefferson Yoshizumi
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1120
- Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
- Cidade:
Grande João! Obrigado pelas suas informações!
Neste caso vi no site da teleflex os seguintes modelos disponíveis:
NFB™ 4.2 Tilt Rotary
NFB™ 4.2 Rotary
NFB™ Rack
NFB™ Safe-T® II Rotary
Site: http://www.teleflexmarine.com/products/ ... -steering/
Não li ainda as especificações, mas você teria alguma recomendação de modelo? Você disse que se for Safe-T (deve ser) não precisa trocar o cabo. Isso na prática ao comprar o NFB ele já vem com cabo e o que ganho é não precisar repassar o cabo até o motor?
Além disso, alguém sabe aonde eu encontro?
Muito obrigado!
Neste caso vi no site da teleflex os seguintes modelos disponíveis:
NFB™ 4.2 Tilt Rotary
NFB™ 4.2 Rotary
NFB™ Rack
NFB™ Safe-T® II Rotary
Site: http://www.teleflexmarine.com/products/ ... -steering/
Não li ainda as especificações, mas você teria alguma recomendação de modelo? Você disse que se for Safe-T (deve ser) não precisa trocar o cabo. Isso na prática ao comprar o NFB ele já vem com cabo e o que ganho é não precisar repassar o cabo até o motor?
Além disso, alguém sabe aonde eu encontro?
Muito obrigado!
- João Caparroz
- ANZOL DE ALUMÍNIO
- Mensagens: 67
- Registrado em: Qui Abr 12, 2007 8:54 pm
- Cidade:
Dessas NFB q vc citou acima no Brasil acho q vc so encontra uma pra vender e vc nao precisa trocar o cabo, vc so compra a caixa e a troca e relativamente facil, a q temos aqui e NFB rotary, essa NFB safe T eu nunca vi aqui mais acho q funciona, ja a Rack possui um sistema diferente das anteriores e o cabo e diferente, converse tbm com o Juarez q ele pode te ajudar a comprar a caixa correta.Jefferson Yoshizumi escreveu:Grande João! Obrigado pelas suas informações!
Neste caso vi no site da teleflex os seguintes modelos disponíveis:
NFB™ 4.2 Tilt Rotary
NFB™ 4.2 Rotary
NFB™ Rack
NFB™ Safe-T® II Rotary
Site: http://www.teleflexmarine.com/products/ ... -steering/
Não li ainda as especificações, mas você teria alguma recomendação de modelo? Você disse que se for Safe-T (deve ser) não precisa trocar o cabo. Isso na prática ao comprar o NFB ele já vem com cabo e o que ganho é não precisar repassar o cabo até o motor?
Além disso, alguém sabe aonde eu encontro?
Muito obrigado!
abc
- Márcio Ravachi
- GARATÉIA DE OURO
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
- Cidade:
- Contato:
Jeff , eu estou vendo no momento para meu barco a caixa de direção , se chegar a conclusão que a sua não é BIG T e for trocar me avise que tenho um bom fornecedor aqui mesmo em Ctba .
Olha uma coisa que to achando estranho é se essa sua caixa não for Big T , pois até aonde sei esse barco foi montado pelo Juarez , e para ele não usar a Big T , só se o cliente trouxer a caixa ou mandar colocar a safe .
NO meu trick eu usava uma safe que tinha no meu barco anterior , e também tinha esse problema de puxar um pouco para a direita , mas não era nada insuportável , tanto que qdo você chega ao limite de trim a puxada some ... ... mas concordo que seja algo um pouco perigoso .. gasta R$ 500 e coloca uma Big T ( vulgo travante)
Olha uma coisa que to achando estranho é se essa sua caixa não for Big T , pois até aonde sei esse barco foi montado pelo Juarez , e para ele não usar a Big T , só se o cliente trouxer a caixa ou mandar colocar a safe .
NO meu trick eu usava uma safe que tinha no meu barco anterior , e também tinha esse problema de puxar um pouco para a direita , mas não era nada insuportável , tanto que qdo você chega ao limite de trim a puxada some ... ... mas concordo que seja algo um pouco perigoso .. gasta R$ 500 e coloca uma Big T ( vulgo travante)
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
- Fabrício Biguá
- ANZOL DE PRATA
- Mensagens: 497
- Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
- Cidade:
- Contato:
Olá Jefferson, blz pura!??!
O Márcio mandou muito bem...tem algo errado aí (na montagem).
Temos visto muitos barcos estilo bassboat sendo vendidos com motores 90HP e com caixa de direção Safe-T.
O Juarez pede a todos os clientes dele q parta logo para uma Big-T, visto q a diferença de preço é muito pequena e a segurança é muito maior.
Quem foi q montou o seu barco???
De qualquer forma...mantenha contato com o Juarez antes de fazer qualquer coisa. Vc está em Curitiba...leve o barco na fábrica e cheque toda a montagem...Tenho certeza esta será a saída mais econômica e segura.
O Márcio mandou muito bem...tem algo errado aí (na montagem).
Temos visto muitos barcos estilo bassboat sendo vendidos com motores 90HP e com caixa de direção Safe-T.
O Juarez pede a todos os clientes dele q parta logo para uma Big-T, visto q a diferença de preço é muito pequena e a segurança é muito maior.
Quem foi q montou o seu barco???
De qualquer forma...mantenha contato com o Juarez antes de fazer qualquer coisa. Vc está em Curitiba...leve o barco na fábrica e cheque toda a montagem...Tenho certeza esta será a saída mais econômica e segura.
"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
- Jefferson Yoshizumi
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1120
- Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
- Cidade:
Márcio, na verdade ele não puxa para nenhum lado. Fica apenas duro para a esquerda. Só que fica duro a ponto de termos que puxar o volante com as duas mãos.Márcio Ravachi escreveu:NO meu trick eu usava uma safe que tinha no meu barco anterior , e também tinha esse problema de puxar um pouco para a direita , mas não era nada insuportável , tanto que qdo você chega ao limite de trim a puxada some ... ... mas concordo que seja algo um pouco perigoso .. gasta R$ 500 e coloca uma Big T ( vulgo travante)
Mas enfim, como foi o Juarez que montou, vamos falar com ele mesmo e ver o que pode ser feito.
- Márcio Ravachi
- GARATÉIA DE OURO
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
- Cidade:
- Contato:
- Jefferson Yoshizumi
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1120
- Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
- Cidade:
- Aristides de Paula
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 622
- Registrado em: Ter Nov 14, 2006 9:45 pm
- Cidade:
Se ele tah duro pra esquerda eh porque o lado em que a helice faz força contraria no volante ,,,, eh norma ser masi duro , porem nao muito , isso eh sinal que vc precisa usar uma caixa de direçao de especificaçao pra motor maior ... no caso uma big-t , ou ateh mesmo hidraulica bay star prra motors ateh 150 hp ,,, e na medida que voce levanta o trim vai tender a ficar mais dura inda pra esquerda ,,,...
Mas uma big t , resolve seu problema e jah manda dar uma olhada na situaçao do cabo por precauçao....
abraxxxxxxx
Mas uma big t , resolve seu problema e jah manda dar uma olhada na situaçao do cabo por precauçao....
abraxxxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
- Márcio Ravachi
- GARATÉIA DE OURO
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
- Cidade:
- Contato:
Jeff , não é muito incomum o cabo fazer algumas calosidades devido a corrosão por ficar parado com sal dentro do cabo , esses calos que pode estar te trazendo problema ... se vocês verificarem que é isso ... derrepente uma bela lixada na parte de inox do cabo pode ajudar ... mas acho mesmo que o problema esta na caixa que deve ser a safe T e o leme esta regulado errado .Jefferson Yoshizumi escreveu:Acho que ele usou demais... O motor tava com 33,8h! kkkMárcio Ravachi escreveu:xiiii , teu cabo de direção ja era pelo jeito ...rsrsrsrsr
isso que da o Joaquim ter deixado o barco parado ...rsrsrsrrs
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
- Rui A. Merlin
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1406
- Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
- Cidade:
- Márcio Ravachi
- GARATÉIA DE OURO
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
- Cidade:
- Contato:
- Rui A. Merlin
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1406
- Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
- Cidade:
- Márcio Ravachi
- GARATÉIA DE OURO
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
- Cidade:
- Contato:
- Luiz Mortate
- ANZOL DE PRATA
- Mensagens: 288
- Registrado em: Qua Jun 11, 2008 5:28 pm
- Cidade:
- Jefferson Yoshizumi
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1120
- Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
- Cidade:
- Rui A. Merlin
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1406
- Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
- Cidade:
- Luiz Mortate
- ANZOL DE PRATA
- Mensagens: 288
- Registrado em: Qua Jun 11, 2008 5:28 pm
- Cidade:
isso mesmo...Jefferson Yoshizumi escreveu:Luiz, ficava duro somente para um lado? Para o outro lado ficava leve?Luiz Mortate escreveu:qndo eu tinha um 90hp usava big-T
com o trin baixo é duro mesmo, conforme for dando o trin ela ficava leve...
mas como eu disse, isso somente com trin baixo, com trin na posição certa ficava leve para os dois lados..
- Jefferson Yoshizumi
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1120
- Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
- Cidade:
Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.
A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.
Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.
De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.
Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe
Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.
Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.
A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.
Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.
De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.
Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe
Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.
Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
- Aristides de Paula
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 622
- Registrado em: Ter Nov 14, 2006 9:45 pm
- Cidade:
- Jefferson Yoshizumi
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1120
- Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
- Cidade:
- Márcio Ravachi
- GARATÉIA DE OURO
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
- Cidade:
- Contato:
Agua benta nele ... o grande problema de navegar no Etibere são as malditas sacolas e sacos .. também estava preocupado em navegar com o barco dos outros por ali ..Jefferson Yoshizumi escreveu:Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.
A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.
Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.
De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.
Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe
Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.
Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
Andei trocando umas idéias com alguns entendidos no assunto e te dou a idéia que pegue uma trena e messa se esse motor esta 100% centralizado , me falaram que 1 a 2cm que seja faz um belo estrago na navegação . Qdo a adernar , se a diferença de peso de vcs dois for considerável , vai acontecer mesmo , mas a principio acho que não deve ser isso . Torço aqui para não ter queimado a junta de cabeçote do motor de vocês , embora a mercury tenha alarmes e cortes para que isso não aconteça .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
- Itibere é f*** mesmo , na ultima vez que fui lá , tive o hélice travada por uma corda perdida , quase me fu.Márcio Ravachi escreveu:Agua benta nele ... o grande problema de navegar no Etibere são as malditas sacolas e sacos .. também estava preocupado em navegar com o barco dos outros por ali ..Jefferson Yoshizumi escreveu:Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.
A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.
Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.
De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.
Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe
Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.
Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
Andei trocando umas idéias com alguns entendidos no assunto e te dou a idéia que pegue uma trena e messa se esse motor esta 100% centralizado , me falaram que 1 a 2cm que seja faz um belo estrago na navegação . Qdo a adernar , se a diferença de peso de vcs dois for considerável , vai acontecer mesmo , mas a principio acho que não deve ser isso . Torço aqui para não ter queimado a junta de cabeçote do motor de vocês , embora a mercury tenha alarmes e cortes para que isso não aconteça .
- Rui A. Merlin
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1406
- Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
- Cidade:
- Márcio Ravachi
- GARATÉIA DE OURO
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
- Cidade:
- Contato:
Rui , sabe o que acho estranho .. que os dois barcos estão dando problemas semelhantes e foram montados quase que juntos , por isso eu não descartaria falha humana nessa montagem ... da uma medida no seu motor também para ver se esta 100% centralizado .
Você alguma vez mexeu na sua aleta do motor para regular ????
O que é uma coisa muito comum é a gente bater o motor de trazeira e a aleta entortar ao contrario do necessário para a correção , se bem que esse não é o caso do Jeff e do Rover , pois eles ja tentaram regular e não deu diferença .
Meu yamaha puxava , mas minha caixa era safe ( que trouxe do meu cds ) , mas não era nada de segurar com as duas mãos como vocês descrevem , no 60 hp nem puxava depois que coloquei o 90 senti um pouco ... depois que dava do meio do trim em diante liberava a força "G" ..rsrsrsr
Você alguma vez mexeu na sua aleta do motor para regular ????
O que é uma coisa muito comum é a gente bater o motor de trazeira e a aleta entortar ao contrario do necessário para a correção , se bem que esse não é o caso do Jeff e do Rover , pois eles ja tentaram regular e não deu diferença .
Meu yamaha puxava , mas minha caixa era safe ( que trouxe do meu cds ) , mas não era nada de segurar com as duas mãos como vocês descrevem , no 60 hp nem puxava depois que coloquei o 90 senti um pouco ... depois que dava do meio do trim em diante liberava a força "G" ..rsrsrsr
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
"um dia acho esse pesqueiro " ... "
- Rui A. Merlin
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1406
- Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
- Cidade:
O meu barco já levei no Juarez e refizemos a centralização (ajuste) do motor no casco, deu uma melhiradinha.Márcio Ravachi escreveu:Rui , sabe o que acho estranho .. que os dois barcos estão dando problemas semelhantes e foram montados quase que juntos , por isso eu não descartaria falha humana nessa montagem ... da uma medida no seu motor também para ver se esta 100% centralizado .
Você alguma vez mexeu na sua aleta do motor para regular ????
O que é uma coisa muito comum é a gente bater o motor de trazeira e a aleta entortar ao contrario do necessário para a correção , se bem que esse não é o caso do Jeff e do Rover , pois eles ja tentaram regular e não deu diferença .
Meu yamaha puxava , mas minha caixa era safe ( que trouxe do meu cds ) , mas não era nada de segurar com as duas mãos como vocês descrevem , no 60 hp nem puxava depois que coloquei o 90 senti um pouco ... depois que dava do meio do trim em diante liberava a força "G" ..rsrsrsr